Trabalhadores da Transpetro farão greve geral caso diretores vendam a frota de navios

Osvaldo Maneschy
05/12/2022

Decisão foi tomada em assembléia com a aprovação de  72% dos votos dos presentes

Por conta da intenção da direção da Transpetro, a companhia de navegação da Petrobrás, no apagar das luzes do governo atual –  de vender a frota de navios da empresa  e demitir todos os  marítimos, os trabalhadores da empresa decidiram entrar em greve caso o fato sde confirme com a inviabilização do acordo coletivo de trabalho. A informação é da Confederação dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf).  A decisão foi tomada em assembléia com a aprovação de  72% dos votos dos trabalhadores presentes.

Segundo a CTB, Central dos Tralhadores Brasileiros, ligada ao PC do B, os sindicatos identificam três situações que tornariam a negociação com a direção da Tranpetro  inviável: o esgotamento do processo negocial sem aprovação da proposta da empresa pelos marítimos; a redução das condições ou dos salários atuais sob alegação, por parte da Transpetro, de fim da vigência do Acordo Coletivo de Trabalho; e decisão da administração da empresa de vender ou transferir navios brasileiros para bandeira estrangeira.

As entidades sindicais marítimas reafirmam a preferência por uma solução negociada e dizem que insistirão em buscar uma proposta que se alinhe às reivindicações dos seus representados, cujos salários estão até 40% defasados em relação às demais empresas de navegação.

Devido à intenção da Transpetro de, no apagar das luzes do governo atual, vender navios que empregam marítimos brasileiros, e também de seu comportamento hostil ao longo das últimas negociações, as assembleias já autorizaram os sindicatos a decretar estado de greve, deflagrando a paralisação a bordo dos navios, nos terminais e na sede da empresa.

Segundo a CTB, os sindicatos continuam dispostos a negociar e há uma reunião marcada para depois de amanhã, dia 7 de dezembro. As informações são  Conttmaf.

Fonte: CTB