Prefeitura do Rio promove Festival do Trabalhador no Parque Madureira

SMTE-RJ
29/04/2024

Evento oferece cursos, encaminhamentos a vagas de emprego, serviços do INSS e até de beleza

Os trabalhadores do Rio têm um encontro marcado na próxima quarta-feira na “Capital do Samba”. Às 9h, o Parque Madureira Mestre Monarco abre suas portas para o Festival do Trabalhador – uma grande festa com direito a shows, corrida de bicicletas, oficinas, inscrições em cursos profissionalizantes, inclusive do Senac, encaminhamento a vagas de emprego em empresas parceiras e muitos outros serviços e atrações patrocinados pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE).

Das 10h às 22h, uma programação gratuita recheada de atrações musicais vai movimentar o parque, com destaque para o show do Fundo de Quintal, que trará os sucessos de mais de quatro décadas do conjunto ao festival, a partir das 18h. Mais tarde, às 20h, será a vez do grupo de pagode Clareou embalar o público com “Marra de durão’’, “A carne é fraca’’, entre outros hits. E, às 21h20, a bateria do Império Serrano, sob a regência do mestre Vitinho, sobe ao palco do Parque Madureira Mestre Monarco para fechar, com sua majestosa sinfonia, o Festival do Trabalhador.

Além dos shows, o Festival do Trabalhador, com o apoio de sindicatos e das centrais sindicais, irá aproximar quem quer entrar ou retornar ao mercado de trabalho de centenas de empresas parceiras dispostas a contratar novos profissionais. A equipe do Trabalha Rio, programa de geração de empregos da secretaria, estará a postos para atender quem quiser cadastrar seu currículo no banco de oportunidades da SMTE. Vale ressaltar que o atendimento será condicionado à distribuição de senha, que ocorrerá no próprio parque, a partir de 9h, e se estenderá de acordo com a procura e a capacidade de atendimento. No festival do ano passado, 733 profissionais foram encaminhados ao mercado de trabalho graças ao programa Trabalha Rio.

“O objetivo do Festival do Trabalhador é oferecer oportunidades a quem mais precisa. Com ações de geração de empregos, capacitação e aperfeiçoamento de trabalhadores e de micro e pequenos empreendedores, queremos não apenas um 1o de Maio feliz, com música e celebração da classe trabalhadora, mas um dia seguinte repleto de otimismo no futuro, com carteira assinada e muita esperança”, ressalta Everton Gomes, secretário municipal de Trabalho e Renda do Rio.

Além da SMTE, outras secretarias e órgãos municipais, estaduais e federais levarão serviços que poderão ser acessados pelos trabalhadores e seus parentes no Parque Madureira Mestre Monarco. Lá também o INSS estará de plantão desde cedo para orientar quem planeja se aposentar, tirar dúvidas sobre regras de concessão de benefícios, emitir documentos ou simplesmente fazer acertos no cadastro do instituto. E mais: a OAB-RJ irá tirar dúvidas jurídicas dos trabalhadores.

No cardápio da festa de quarta-feira, organizada pela empresa eukDel, também estão inscrições para cursos de capacitação e qualificação profissional do Rio+Cursos, tanto para aulas presenciais quanto à distância em instituições como a Fundação Roberto Marinho (com o projeto Co.liga), Senai, Secovi e o Instituto Proa, além de inscrições em cursos próprios da Secretaria de Trabalho e Renda do Rio.
E, para quem quiser dar um trato no visual, haverá manicures e outros profissionais de beleza em uma das tendas espalhadas pelo parque. E importante: a inscrição para participar da corrida de bicicleta começa às 10h. Não é preciso levar sua bicicleta e haverá prêmios para os três primeiros colocados na disputa.

Em 2023, o Festival do Trabalhador realizou mais de quatro mil atendimentos, levando oportunidades e cidadania para os cariocas, além da programação cultural para o trabalhador celebrar o seu dia. Agora, haverá o acréscimo dos novos programas criados pela SMTE. O Empreenda.Rio, programa de apoio ao micro e pequeno empresário da secretaria, também estará presente no Parque Madureira Mestre Monarco. Ao lado de parceiros como o Sebrae, ele levará serviços de orientação aos microempreendedores individuais e capacitações voltadas para este público. Barracas de exposição no Corredor Cultural do Festival do Trabalhador também divulgarão a produção de artesãos atendidos pelo programa.

FESTIVAL DO TRABALHADOR
Dia: 1o de Maio