Ciro faz palestra nesta sexta (12) na faculdade de Direito de Lisboa


08/05/2023

Ex-ministro e ex-candidato do PDT à presidência falará sobre o futuro do Brasil

Ciro Gomes, ex-candidato do PDT à presidência da República, estará em Portugal na próxima sexta (12/5) para uma palestra na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa que terá por tema o “Futuro do Brasil”. Ciro participou mês passado da convenção do PDT-CE, em Fortaleza, quando elogiou a atuação em Brasília do presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, que segundo Ciro “está fazendo um furacão de coisas”.

Há expectativa de que Ciro fale sobre o andamento do governo Lula, assunto que tem evitado desde a posse do presidente no dia 1º de janeiro. Conhecido por suas posições firmes e afeito ao embate, crítico ferrenho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Ciro Gomes retornou ao Brasil há pouco mais de um mês depois de passar uma temporada nos Estados Unidos – em silêncio.

Observadores e comentaristas políticos apostam que Ciro Gomes dará início a uma nova fase — ao menos no primeiro momento — longe de trincheiras eleitorais e dos confrontos políticos. Segundo eles, Ciro não deve fazer oposição contundente a Lula, mas também consideram difícil que ele se torne apoiador do governo. A expectativa em torno da palestra em Lisboa é grande.

O deputado André Figueiredo, presidente nacional em exercício do PDT, considera Ciro uma das lideranças mais expressivas do PDT e não descarta a possibilidade de que ele se candidate a algum cargo, caso queira.  Na sua opinião, a ausência de Ciro do debate nacional é por conta do silêncio que Ciro preferiu assumir após o resultado do 1º turno da eleição presidencial do ano passado que levou Lula e Bolsonaro para a disputa do 2º turno.

O evento a que Ciro comparecerá em Lisboa é organizado pelo eurodeputado português Francisco Guerreiro que, em artigo publicado na revista “Nova Gente”, de Portugal, afirmou que “depois de 100 dias de mandato de Lula, as propostas de Ciro se mantêm atuais”.

Fonte: Mídia e G1

Compartilhe: