David Miranda morre no Rio após passar nove meses internado no CTI

09/05/2023

Velório do jornalista e ex-deputado federal do PDT David Miranda será amanhã, dia 10/5, das 14 às 17 horas na Câmara Municipal do Rio de Janeiro

O ex-deputado federal do PDT do Rio de Janeiro David Miranda morreu na madrugada desta terça-feira (09/5) após passar nove meses internado na clínica São Vicente, na Gávea, onde deu entrada em agosto do ano passado em plena campanha eleitoral inicialmente para tratar de uma infecção gastrointestinal. Mas a doença não cedeu evoluindo para uma infecção generalizada que obrigou Miranda a passar os últimos meses no CTI, entre a vida e a morte, até o desfecho desta madrugada.

O presidente nacional do PDT licenciado, Carlos Lupi, lamentou a perda: “Acabamos de perder de nosso convívio o grande companheiro e ex-deputado federal David Miranda. Lamento profundamente esta perda precoce. Que David seja uma luz nos dando caminhos em busca da felicidade”. Entre outros, também se manifestaram sobre a morte de Miranda o ex-presidente Lula, Janja e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lyra.

Nascido e criado na favela do Jacarezinho, no Rio, David Miranda era jornalista e completaria 38 anos amanhã (10/5). Pai de dois filhos, casado com o norte-americano Glenn Greenwald, também jornalista e prêmio Pulitzer de 2014, Miranda e Glenn entraram na mira do ex-presidente Bolsonaro quando o Ministério Público Federal denunciou Greenwald por “conspiração criminosa”.

Bolsonaro ameaçou deportar Glenn Greenwald, pelo fato dele ter assinado a série de reportagens ‘Vaza Jato’, publicadas no blog “The Intercept” Brasil, que ajudou a fundar, denunciando as ilegalidades da operação Lava Jato envolvendo o ex-juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnoll.

Na ocasião foi realizado ato de solidariedade a Glenn Greenwald e David Miranda na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio, em defesa da liberdade de imprensa e pelo trabalho dos dois não só na série “Vaza Jato”, como também nas reportagens publicadas em “O Globo” denunciando a espionagem do governo dos EUA sobre ações da então presidente Dilma Rousseff, de ministros e também da Petrobrás após a descoberta das megajazidas do pré-sal – o maior achado da indústria petrolífera mundial dos últimos 50 anos.

Glenn Greenwald, pelo Twitter, confirmou a morte de seu companheiro: “A morte de David, de manhã cedo, veio após uma batalha de nove meses na UTI. Ele morreu em paz, cercado de nossos filhos, família e amigos”. Em março, também pelas redes sociais, Greenwald relatara que Miranda passava a maior parte do tempo acordado e conseguia conversar, apesar da traqueostomia e de se manter ligado a uma máquina de ventilação para conseguir respirar.

David Miranda foi o primeiro vereador LGBT eleito para a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, então filiado ao PSOL, partido pelo qual chegou a deputado federal em 2018. Em março de 2022, em plena disputa eleitoral, se filiou ao PDT e se somou à campanha de Ciro Gomes à presidência da República. David começou a trabalhar com nove anos como office boy, entregador de panfleto, despachante e operador de telemarketing. Mas conseguiu estudar e se formar em jornalismo. Estava casado com Greenwald há 15 anos.

Segundo Glenn Greenwald, “a vida de David foi extraordinária em todos os seus aspectos. Sua mãe faleceu quando ele tinha 5 anos, deixando-o órfão na favela do Jacarezinho. Uma vizinha linda, Dona Eliane, acolheu David e, apesar da pobreza e de já ter 4 filhos, se tornou a Mãe de David e lhe deu uma chance de vida. As origens de David alimentaram muitas noções pré-concebidas naqueles que não o conheciam”.

E continuou: “Qualquer pessoa que o conhecesse atestaria que não havia ninguém com tamanha força e tão cheio de vida. Teve muito orgulho de ter sido escolhido pela revista ‘Time’ como líder da próxima geração. Mas acima de tudo, o maior sonho de David, aquilo que mais enchia seu coração, o seu maior propósito, era ser pai. Era um pai dedicado e amoroso. Me ensinou a ser pai. E nossos filhos incríveis – com seu próprio início de vida difícil – são o maior legado de David. Quando David chegou ao hospital no último dia 6 de agosto, disseram-me que havia poucas chances de sobreviver naquela semana. Ouvi o mesmo 3 vezes desde então. Sendo David, recusou. Os últimos 4 meses deram à nossa família os mais belos momentos juntos”.

Foram muitas as reações, inclusive a do presidente Lula que, pelo Twitter, comentou: ”Meus sentimentos ao @ggreenwald e familiares pela perda de David Miranda. Um jovem de trajetória extraordinária que partiu cedo demais”. Janja, sua mulher, disse por sua vez: “Muito triste a notícia da morte de David Miranda, que deixa uma trajetória de luta e amor. Meus sentimentos ao @ggreenwald, seus filhos e familiares.” O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lyra, que está nos Estados Unidos, também se manifestou: “A Câmara dos Deputados lamenta a morte do ex-deputado federal David Miranda. Nossa solidariedade à família. Descanse em paz após uma luta intensa pela vida”.

Glenn Greenwald escreveu sobre ele e David Miranda: