Festival do Trabalhador do Rio se destaca com dez mil atendimentos no Parque Madureira Mestre Monarco

SMTE-RJ
02/05/2024

Cariocas contam com serviços da Prefeitura, do INSS, da OAB e Sebrae

Na última quarta-feira (1), a Secretária Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), gerida pelo pedetista Everton Gomes, realizou o Festival do Trabalhador do Rio, no Parque Madureira Mestre Monarco. Entre encaminhamentos de trabalhadores a vagas de emprego, inscrições em cursos e atendimentos em postos do INSS, da OAB-RJ, do Sebrae, do Sesc e de outras instituições, foram aproximadamente dez mil atendimentos.

O currículo de dois mil trabalhadores que se inscreveram no banco de oportunidades da SMTE já foi encaminhado a empresas parceiras. E 1.253 pessoas se inscreveram em cursos na área de tecnologia, de serviços de portaria, de design de sobrancelhas, entre outros, oferecidos pelo programa Rio+Cursos, da secretaria, ou por instituições parceiras, como a Casa Nails, o Instituto de Formação Profissional (IFP) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

“O festival teve mais do que o dobro de atendimentos em relação ao ano passado. Tivemos trabalhadores que saíram do parque empregados; outros aposentados, graças ao posto do INSS montado na Nave do Conhecimento; e ainda muitos inscritos em cursos de qualificação profissional”, comemora o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

A exemplo de outros 319 jovens, Vitor Hugo Colácio da Silva, de 19 anos, foi ao Parque Madureira Mestre Monarco para se inscrever no programa Aprendiz Carioca, da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. O programa de formação e qualificação exclusivo para jovens permite que estudantes tenham contato com os diversos setores do serviço público e possam, depois, fazer suas escolhas profissionais. Todos os aprendizes recebem uma bolsa e são acompanhados de perto pelos profissionais da SMTE.

“Moro com meus pais no Engenho Novo e quero conquistar a minha independência financeira. E também guardar dinheiro para pagar as faculdades de Tecnologia e Inovação e Psicologia que pretendo fazer”, contou Vitor Hugo.

Na tenda voltada para o empreendedorismo instalada no Parque Madureira, foram registrados 900 atendimentos. Além de tirar dúvidas sobre o programa Microempreendedor Individual, os micro e pequenos empreendedores estiveram no Empreenda.Rio, no Sebrae, no Instituto Besouro e na Firjan, entre outras instituições, em busca de informações sobre cursos.

Patrocinado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), o Festival do Trabalhador também levou diferentes serviços de saúde aos cariocas. Só a Secretaria Municipal de Saúde aplicou 199 doses de vacinas diversas em Madureira.

Além dos serviços, os cariocas também tiveram acesso a muita diversão. Só no espaço do Planetário do Rio, foram 675 visitas. Lá a criançada pode observar no telescópio o sol e levar para casa livros com informações sobre astronomia.

Os shows do Fundo de Quintal, Clareou e da bateria do Império Serrano não foram os únicos a arrancar aplausos de milhares de trabalhadores. A cantora Gessy, que recebeu o seu primeiro cachê, e o dançarino Denys Jackson, cover de Michael Jackson, também levaram o público ao delírio no parque da Zona Norte do Rio.