Ator Antônio Pedro morre, aos 82 anos, no Rio de Janeiro


Bruno Ribeiro
12/03/2023

Trajetória do brizolista foi marcada pela defesa da cultura e da democracia no Brasil 

Brizolista, o ator e roteirista Antônio Pedro morreu, neste domingo (12), aos 82 anos. Internado em um hospital da capital fluminense,  o carioca teve a saúde impactada pelos efeitos das insuficiências renal e cardíaca.

Ícone dos palcos, acumulou dezenas de filmes, novelas e séries. Pelas ruas, marcou também sua trajetória como defensor da cultura e da democracia no Brasil, principalmente durante a ditadura militar.

Nos anos 80, exerceu ainda cargos de relevância no setor público, como o de diretor de teatros da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj) e de secretário municipal de Cultura do Rio.

Homenagem

Com o ator Tonico Peireira, Antônio Pedro prestigiou, em 2016, o lançamento do livro “Meu Avô Leonel – Frases, ‘causos’ e depoimentos de Brizola”, de Juliana Brizola (foto), que ocorreu na Livraria da Travessa, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Na oportunidade, destacaram o legado do ex-governador trabalhista do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, inclusive através de uma camisa com frase histórica.

Compartilhe: