Rodrigo Neves reúne PDT de Niterói e anuncia volta do Caio Martins à cidade

Osvaldo Maneschy
10/03/2023

Ex-prefeito quer ideias e projetos para a Niterói do futuro que serão discutidos em congresso municipal do PDT em junho

O presidente do PDT de Niterói, Rodrigo Neves, em reunião que lotou nesta quinta-feira (09/03) a sede do partido no Jardim São João, no Centro da cidade, convocou a todos os presentes – militantes históricos e novos do partido, parlamentares e integrantes da administração municipal – para que discutam e apresentem a partir de maio projetos e ideias para que Niterói continue a ser, como definiu,  “a cidade modelo de administração trabalhista que é  há mais de 30 anos”.  Na opinião de Rodrigo, graças as gestões somadas de Jorge Roberto Silveira, de João Sampaio, a dele próprio, mais a do atual prefeito,  Axel Grael, “Niterói tornou-se modelo para o Trabalhismo no Rio e no Brasil”.

Rodrigo e o deputado Vitor Júnior (PDT) anunciaram no encontro que o complexo esportivo do Caio Martins, em parceria com o governo do Estado, voltará ao controle de Niterói e a prefeitura, além de obras de revitalização do estádio, fará obras de drenagem para acabar com os alagamentos no seu entorno. Rodrigo e Vitor Júnior, que estiveram à tarde com o governador Claudio Castro (PL), anunciaram também a volta da parceria entre o estado e o município para tocar o projeto de segurança pública “Niterói presente”; além da construção de um terminal rodoviário no Caramujo também em parceira com o governo estadual.

Na reunião, além de minuto de silêncio em respeito a morte de Trajano Ribeiro, o vereador Marcos Sabino entregou à família de Trajano, através de Maria José Latgé, presidente do Mapi, homenagem póstuma da cidade à Trajano, aprovada na Câmara. Rodrigo também aproveitou a ocasião para fazer novas filiações ao partido. Assinaram ficha no PDT, entre outros, o ex-vereador de São Gonçalo De Jorge, candidato a prefeito na última eleição;  mais lideranças políticas conhecidas na cidade como Oto Bahia, Fernanda Campista e Márcio Aleluia.

Abrindo o encontro, depois de saudar o secretário do partido, Miguel Vitoriano, presente, mesmo tendo sofrido há 10 dias um princípio de AVC, Rodrigo explicou que convocou a reunião para apresentar sua proposta de que “a partir de hoje façamos um esforço conjunto de reflexão atémaio, discutindo, trabalhando em conjunto, para que os diversos segmentos e movimentos como o da Juventude, o da Mulher, o de Educação, o  de Aposentados, o Sindical, etc – juntamente com parlamentares, produzam relatórios e documentos para uso interno, frisou, com balanços e apresentem propostas de atuação para o futuro, na cidade, no Estado e no país. A ideia, acrescentou, é que as sugestões cheguem até maio para que o partido se reúna em junho, em congresso municipal, para discutir propostas para o futuro.

Rodrigo também agradeceu a presença de todos até porque, explicou, a reunião convocada por ele é a primeira do ano, “não é uma plenária de agitação e mobilização, mas um encontro de trabalho”  para que o PDT continue na posição de liderança que ocupa em Niterói.

“Governar é uma corrida sem linha de chegada. O  PDT tem uma história de conquistas na cidade e posso citar duas delas: o MAC, o Museu de Arte Contemporânea; e o  túnel Charitas-Cafubá. Só que precisamos de mais, os desafios se renovam e é preciso avançar cada vez mais”, frisou Rodrigo, lembrando que quando assumiu o governo pela primeira vez há 10 anos, os meninos que tinham seis anos – hoje tem 16 anos“. Citou também o fato de Jorge ter governado a cidade há cerca de 30 anos.

Por conta desta questão,  Rodrigo considera fundamental que o partido discuta o futuro da cidade e também o do Estado do Rio “para que Niterói continue a ser não só bom exemplo de administração trabalhista, mas farol parafuturas realizações do PDT no Rio e no Brasil”.

“Tenho conversado muito com nosso presidente licenciado, Carlos Lupi, e com a deputada Martha Rocha,  que está à frente da Executiva estadual do PDT.  Partido só é vivo com debate interno, com críticas e discussões”, acrescentou.

O ex-prefeito chamou a atenção para a eleição municipal de 2022 argumentando que mudanças foram feitas na legislação e, na prática, o partido só terá 10 meses para organizar sua chapa e apresentar à população seu programa. “A eleição será diferente: lançaremos menos candidatos porque a nova lei só permite um nome a mais além do número de cadeiras disponíveis nos legislativos municipais. Aqui em Niterói só poderemos lançar 22 candidatos, sendo que do total  oito terão de ser, obrigatoriamente, mulheres”.

CAIO MARTINS DE VOLTA

Argumentou que negociações estão sendo feitas com outros partidos para construir, para o futuro, uma base sólida para garantir a continuidade da liderança do PDT na cidade através de alianças com outras siglas que hoje integram a base do prefeito Axel. Rodrigo justificou a ausência do prefeito, provocada por reação alérgica à vacina de Covid.  Já o deputado Vitor Júnior, ao se pronunciar, fez um relato da reunião à tarde com o governador.

Anunciou a volta do estádio Caio Martins à cidade – ele estava cedido desde o governo de Moreira Franco ao clube Botafogo – “com a finalidade única de abrigar atividades esportivas” – explicando ainda que além de obras de revitalização do complexo esportivo construído há décadas, desde o antigo Estado do Rio; serão feitas pela prefeitura em parceria com o governo do Estado obras de drenagem para que acabar com o crônico problema de alagamento do entorno do Caio Martins, sob o qual passa um rio subterrâneo causador de enchentes.

Revelou também que Niterói e o Estado, em conjunto, irão construir uma estação no bairro do Caramujo “para melhorar o fluxo de transportes em Niterói”; o projeto “Niterói Presente” vai voltar com força e o Estado também destinará o terreno ocupado pelo antigo Hospital Santa Mônica, do Estado, para a secretaria municipal de Saúde ocupa-lo. Citou ainda a participação dele, do secretário de transportes de Niterói, no grupo de trabalho que fará nova modelagem para o transporte aquaviário entre Niterói e Rio de Janeiro, operado pela CCR.

Também fizeram uso da palavra os vereadores Andrigo deCarvalho, Jonathan dos Anjos, Binho Guimarães e os secretários municipais Bira de Carvalho, da Educação; e Ellen Benedetti, do Planejamento – além de militantes convocados por Rodrigo.