Niterói (RJ) cria Observatório do Trabalho, que será coordenado por Brizola Neto

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

PDT do Rio de Janeiro /Toda Palavra
04/03/2021

Gestão de indicadores permitirá a potencialização das políticas públicas na cidade gerida pelo PDT

 A partir do decreto do prefeito Axel Grael (PDT), Niterói (RJ) criou, nessa terça-feira (2), o Observatório do Trabalho. Com a participação de diversas secretarias, a iniciativa será gerida pelo Coordenador de Trabalho e Renda, Brizola Neto, e terá como objetivo analisar, produzir e monitorar dados sobre emprego e renda no município da Região Metropolitana fluminense.

Com destaque para os indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD Contínua, do IBGE, e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o grupo apresentará subsídios para o aprimoramento das políticas públicas que buscam a geração de empregos e qualificação da mão de obra.

Para Brizola Neto, a primeira reunião deve acontecer na próxima semana e o primeiro relatório será entregue até o dia 10 de abril. Com isso, o coordenador buscará agregar novas contribuições para o Plano de Metas do Município e para o balanço dos 100 primeiros dias de governo municipal.

“Nós vamos aferir o impacto de programas como o ‘Empresa Cidadã’ e o ‘Renda Temporária’, por exemplo, que têm garantido a renda das famílias durante a pandemia, e também avaliar o potencial de empregabilidade de projetos que estão programados, como as obras de revitalização do Centro e do Fonseca”, explicou.

“Com todos os dados em mãos, poderemos criar políticas de estímulo mais precisas à geração de empregos em Niterói e garantir renda para os trabalhadores da cidade”, adiantou o coordenador”, completou.

Integrado ao ObservaNit – plataforma de acompanhamento dos resultados das principais políticas públicas do município –, o colegiado conta ainda com representantes das secretarias Executiva (SEXEC), de Desenvolvimento Econômico (Sedem), de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), de Fazenda (SMF), de Ações Estratégicas (SAE), bem como do Núcleo de Gestão Estratégica (NGE) do Escritório de Gestão de Projetos (EGP).

Compartilhe: