Niterói é a grande vencedora do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023

Prefeitura de Niterói
07/11/2023

Município ganhou o prêmio principal como a melhor cidade do estado do Rio de Janeiro

Niterói (RJ) foi a grande vencedora da etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, na categoria de municípios com mais de 100 mil habitantes. O município ganhou o prêmio principal como a melhor cidade do estado do Rio de Janeiro, e também conquistou três dos seis pilares que compõem a premiação. O município foi o melhor em “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência”, “Infraestrutura e Mobilidade Urbana” e “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública”.

O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação com o Instituto Aquila, que é responsável pela avaliação dos municípios em todo o país. O objetivo é reconhecer e destacar boas práticas das gestões públicas municipais.

O prefeito Axel Grael destacou que o bom desempenho de Niterói é resultado do trabalho dos servidores.

”Todo prefeito que chega aqui e tem esse reconhecimento tem por trás muito trabalho e esforço de muita gente. Niterói tem conquistado esse reconhecimento porque é uma gestão de continuidade. A gente tem os frutos de muitos anos de trabalho. A cidade tem avançado e alcançado bons resultados nessas premiações. Quero compartilhar isso com cada um dos nossos servidores e secretários e nos colocar à disposição para compartilhar essa experiência com outros municípios”, explicou Axel Grael.

O Prêmio Band Cidades Excelentes tem seis pilares de avaliação dos municípios brasileiros: “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência”; “Educação”; “Saúde e Bem Estar”; “Infraestrutura e Mobilidade Urbana”; “Sustentabilidade” e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública”.

O Instituto Aquila utiliza 67 indicadores para analisar as políticas públicas dos municípios. O Prêmio possui três categorias: cidades com menos de 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes e mais de 100 mil habitantes.

O prefeito Axel Grael também ressaltou a importância do diálogo do poder público com a sociedade.

“Temos a sorte de contar com uma equipe muito preparada. A cidade tem também uma massa crítica. A sociedade participa das nossas instâncias participativas e ajuda a formular as políticas públicas. Temos um grande esforço de diálogo com a sociedade. O Prêmio utiliza muitos indicadores. Isso faz com que o resultado tenha ainda mais credibilidade. A gente ter este tipo de reconhecimento é muito importante. Isso faz com que a própria população sinta ainda mais orgulho da cidade. Isso mostra que estamos no caminho certo”, afirmou o prefeito.

Com o resultado, Niterói vai disputar e etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes, em dezembro, em Brasília.