“Escola tem que ser lugar de acolhimento e de cuidado”


Wellington Penalva
03/10/2020

“Eu não tenho paredes. Só tenho horizontes”, a frase de Mário Quintana esteve estampada durante toda a transmissão do “Café com Lupi” deste sábado (3), no cenário da convidada Maíra Vilar, candidata pedetista a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. Saúde e educação são os principais horizontes da primeira mulher a concorrer ao cargo no município e foram os assuntos mais tratados durante o programa.

A candidata se mantém alinhada as principais bandeiras do PDT e vê urgência no investimento em saneamento básico e na reorganização educacional do município. “Não há nada mais essencial do que saúde e educação. O momento que a gente vive – esse momento de pandemia – nos trouxe ainda mais essa necessidade de cuidar das pessoas”, afirmou Maíra.

“Falta saneamento básico, é um dos principais problemas de Jaboatão. O município tem menos 20% de sua área saneada. Isso significa que, para cada 100 pessoas, mais de 80 saem de suas casas e encontram esgoto a céu aberto”, denunciou a candidata. Maíra também lembrou um dado importante da Organização Mundial da Saúde (OMS): “Para cada real investido em saneamento, nove são economizados em saúde”.

Jaboatão enfrenta ainda problemas de corrupção na área mais sensível ao povo durante a crise do coronavírus, a saúde. Atualmente a prefeitura foi alvo de operação da Polícia Federal que investiga superfaturamento na montagem de um hospital de campanha destinado ao tratamento de Coivd-19. As investigações seguem em curso.

No que diz respeito à educação, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, fez um pedido especial à candidata: “Eu quero um compromisso teu. Preciso que você faça aí uma escola modelo de tempo integral, nos moldes de Darcy Ribeiro”. O líder pedetista falou da experiência dos Centros Integrados de Ensino Público (Cieps) implantado por Brizola no Rio de Janeiro e que também atendiam as comunidades em seu entorno, além de oferecer assistência médica, odontológica e atividades extracurriculares aos alunos.

O pedido não só foi aceito como já consta no programa de governo de Maíra. “A escola tem que ser lugar de acolhimento e de cuidado. […] Outro problema de Jaboatão é o envolvimento dos jovens com a droga. Com uma escola de boa qualidade [integral], que ajude na potencialidade das crianças, para que o jovem vai querer ficar na rua se encontra esse lugar de acolhimento?”, provoca a pernambucana.

Advogada, membro da OAB no estado e professora de Direito, Maíra Vilar chega ao pleito com a intenção de explorar toda a potencialidade de Jaboatão. O município fica a cerca de 20 km da capital Recife e é o segundo maior de Pernambuco, no entanto está de fora dos grandes roteiros turísticos. Mudar essa realidade municipal e dar destaque à cidade também figura nos planos da candidata.

Veja o programa na íntegra abaixo.

Compartilhe: