Edward Snowden elogia coragem do deputado David Miranda


Osvaldo Maneschy
14/06/2022

“Precisamos de pessoas que não tem medo de autoridades”, disse ex-analista da CIA

O ex-analista da CIA Edward Snowden, que em 2013 protagonizou um escândalo internacional ao revelar que o governo norte-americano através da NSA (Agência Nacional de Segurança) espionava governos e lideranças no mundo inteiro, gravou depoimento em favor do jornalista David Miranda, companheiro do também jornalista Green Grennwald, que é candidato a reeleição pelo PDT ao seu mandato de deputado federal nas eleições de outubro próximo.

Segundo Snowden, que hoje vive exilado na Rússia, os direitos civis correm riscono mundo inteiro e diante dessa dificuldade, que também afetam o povo brasileiro, é importante apoiar pessoas como David Miranda “um homem que se prontificou a ajudar para que a verdade chegasse à opinião pública mundial” sem ganhar nada, apesar dos riscos concretos de prisão que correu, como o próprio Green Greenwald.  David Miranda foi um dos responsáveis  pelo sucesso da denúncia de Snowden contra a CIA e a NSA, agências nas quais trabalhou.

Criado na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, David Miranda, destacou Edward Snowden, “aprendeu cedo que há direitos pelos quais lutar para ter o futuro que você quer (…)  porque há coisas mais importantes do que o dinheiro”.

No depoimento Snowden comentou que “hoje o Brasil vive uma crise democrática, com o país sofrendo pressões sobre sua democracia de várias formas” e se é para as coisas melhorarem (…)  Precisamos de pessoas que não tem medo de autoridades” como David Miranda, candidato a reeleição para a Câmara dos Deputados do Brasil, pelo PDT.

Sobre o depoimento do amigo, Miranda comentou:

“Este é um depoimento muito especial pra mim (…) Trabalhei nesse caso e passamos por momentos bem difíceis e desafiadores. Ouvir essas palavras de alguém como o Snowden, que é um exemplo de desprendimento e coragem – é um orgulho pra mim”.

Snowden, ex-administrador de sistemas da CIA e da NSA, por discordar e saber serem ilegais os programas que usava para espionar cidadãos no mundo inteiro, denunciou o fato aos jornais “The Guardian” e “The Washington Post”, fornecendo detalhes da vigilância global de comunicações e tráfego de informações executada pelos Estados Unidos através da internet – provocando um escândalo internacional.   Em reação às revelações, o Governo dos EUA o acusou de espionagem, roubo de propriedade, comunicação não autorizada de informações de defesa nacional e comunicação intencional de informações classificadas.

Se voltar para os Estados Unidos Snowden passará o resto de seus dias na prisão.

Veja a íntegra do depoimento de Snowden sobre  Miranda:

https://youtu.be/OcuAOj1VGLs