Com consulta pública online, Prefeitura de Niterói (RJ) amplia iniciativas voltadas para primeira infância


Prefeitura de Niterói (RJ)
19/08/2021

Sob a gestão do prefeito Axel Grael (PDT), a Prefeitura de Niterói (RJ) está desenvolvendo e ampliando uma série de iniciativas voltadas para promover mudança de comportamento no cuidado de crianças de 0 a 6 anos. Nesta quarta-feira (18), entrou no ar, via plataforma digital Colab, uma consulta pública voltada para os pais e pessoas que cuidam de pequenos nesta faixa etária.

Recentemente, o gestor assinou uma carta-compromisso com a Primeira Infância e também como parceiro da ação “Pé de Infância”. Iniciativa da Urban95 que busca promover mudanças duradouras nos espaços públicos e nas oportunidades que moldam o período crucial da vida das crianças.

A consulta pública pode ser acessada pelo link http://stg-consultas.colab.re/pedeinfancia e ficará disponível até o dia 7 de setembro. O objetivo da pesquisa é saber como é o dia a dia destes pais e cuidadores para a elaboração de projetos voltados para este público, crianças de 0 a 6 anos e também para as gestantes. São perguntas voltadas para a forma como estas pessoas se relacionam com as crianças, como são e quais são os tipos de brincadeiras, quais os locais onde brincam, entre outras.

“Nos últimos oito anos, a Prefeitura construiu mais 23 escolas, chamadas de Unidades Municipais de Educação Infantil, as Umeis. Então, na área de educação, já tinha uma prioridade para a primeira infância. Trazer este olhar para que a primeira infância saísse dos muros das escolas já estava no nosso planejamento. A Rede Urban95 nos trouxe ainda mais estímulo e uma metodologia para desenvolver isso de forma planejada. É uma parceria que veio em ótima hora e que está funcionando muito bem”, disse Axel Grael.

Projeto “Pé de Infância”

Para ser desenhado, o projeto “Pé de Infância” contou, por um lado, com premissas científicas, por outro, com cartografias afetivas das comunidades, participação de gestores dos municípios e participação de especialistas em Primeira Infância. Tudo para criar uma caixa de ferramentas que ajude cuidadores de crianças pequenas a incluir três comportamentos fundamentais em suas rotinas: brincar, cantar e contar histórias diariamente durante os primeiros 6 anos.

A partir destas ferramentas de desenvolvimento, foi elaborado um programa de atividades em diálogo com a cultura e as necessidades da comunidade local. Esse programa vai ocupar ruas, calçadas e equipamentos públicos como parques e praças, entre outros espaços. O Pé de Infância ainda abrange canais de comunicação entre Prefeitura, famílias, cuidadores para compartilhamento de informações e experiências relacionadas à primeira infância.

“Niterói trabalha de forma integrada nos projetos relacionados a Primeira Infância. Hoje, cerca de 40 gestores atuam ativamente nos projetos desenvolvidos em parceria com a Urban 95. Além disso, estamos investindo na conscientização das amplas necessidades da Primeira Infância, o que facilita a integração das Secretarias. Niterói também aposta na troca de experiências com outros municípios, o que nos proporciona a possibilidade de conhecer a realidade de diferentes locais e abre caminhos para futuras parcerias”, contou a secretária do Escritório de Gestão de Projetos, Valéria Braga.

A Rede Urban 95 destaca que é nesta fase da vida que, atenção, motivação e sociabilidade, características imprescindíveis para um bom desempenho na escola, nas relações interpessoais e no trabalho dão seus primeiros passos.

Fundação Bernard van Leer

A iniciativa da Fundação Bernard van Leer – instituição privada internacional que há 50 anos desenvolve e compartilha o conhecimento de experiências que funcionam no desenvolvimento da primeira infância no Brasil e em outros países do mundo – a Urban95 busca promover mudanças duradouras nos espaços públicos e nas oportunidades que moldam os primeiros seis anos, cruciais da vida das crianças.

Por esse motivo, esta iniciativa trabalha com urbanistas, planejadores, designers e autoridades municipais. A partir dessa ação em conjunto, visa melhorar dois fatores críticos no desenvolvimento da primeira infância: a qualidade e a frequência das interações entre crianças pequenas e seus cuidadores, bem como o bem-estar de todos envolvidos.

Compartilhe: