Começa em Niterói a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação

Prefeitura de Niterói
27/10/2023

Axel Grael ressalta importância do município contribuir com o avanço da educação no Brasil

A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria e Fundação Municipal de Educação, realizou, nesta sexta-feira (27), a abertura da Etapa Municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE). A cerimônia aconteceu na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural, em São Domingos. As discussões sobre novas metas e estratégias para o desenvolvimento da educação seguem até domingo (29).

A CONAE tem como principal objetivo auxiliar na construção do Plano Nacional de Educação no período de 2024-2034. O tema deste ano é “Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, deu início à conferência e ressaltou a importância do município de Niterói contribuir com o avanço da educação no Brasil. Além disso, o prefeito fez questão de anunciar que, em breve, será lançado o edital para o novo concurso público da Educação.

“Já estamos em tratativas finais para a realização dessa seleção de mais profissionais. É um passo fundamental para a melhoria da qualidade do ensino, para ampliação do número de matrículas e valorização dos profissionais da Rede. Esse concurso também será fundamental para ampliarmos o número de profissionais dedicados à educação especial, que é uma demanda exponencial”, explicou Axel Grael.

O secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, pontuou que as reflexões feitas durante o evento serão cruciais para o desenvolvimento da educação em Niterói a curto e longo prazo.

“A educação é, hoje, a política pública mais importante para mitigar os efeitos sociais, culturais e econômicos da pandemia. Aqui em Niterói, é a nossa prioridade. Estamos investindo numa ampla política de alfabetização, em que se aprende a ler lendo e a escrever escrevendo. Também vamos assinar, no próximo mês, um Termo de Cooperação com a UFF, trazendo estudantes de graduação, mestrado e doutorado para apoiar os nossos professores nas escolas da Rede Municipal”, declarou Bira Marques.

O reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antônio Cláudio da Nóbrega, esteve presente no evento e reafirmou o compromisso com o avanço da educação.

“A universidade está de portas abertas, em várias atividades, e gostaria de trazer uma reflexão importante, que faz parte da formação da educação de modo geral. Temos que ter uma educação mais na direção do aluno, e menos na do professor”, destacou o reitor da UFF.

Após a abertura solene, o evento contou com as contribuições da professora e doutora Malvina Tuttman, que realizou uma palestra sobre o direito à educação e sobre a importância das cidades para o Plano Nacional de Educação. Para finalizar os trabalhos do primeiro dia do CONAE em Niterói, houve uma plenária para aprovação do regimento. A votação atingiu o tempo limite e terá continuidade neste sábado (28), quando a conferência terá como sede a Universidade Federal Fluminense (UFF).

O bloco F do campus Gragoatá receberá ainda, ao longo de todo o dia, as discussões plenárias. O encerramento da CONAE será no domingo (29), com a plenária final na parte da manhã, e no início da tarde (de 12h às 13h), a plenária de eleição de delegados que irão representar a cidade na etapa intermunicipal, além da votação de moções. Ao fim desta fase, será realizada a Etapa Estadual, que está prevista para os dias 17, 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro. As Conferências Municipais e Estaduais antecedem a Conferência Nacional de Educação, marcada para os dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2024, em Brasília (DF).