Projeto Nacional de Desenvolvimento norteia debate da primeira edição do programa Despolarizando

Da redação
14/04/2021

O Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR) em parceria com a Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e O Cafezinho realizaram, na última sexta-feira (09), a primeira edição do programa semanal Despolarizando.

Com a presença do músico e compositor, Tico Santa Cruz, e com a mediação de Roberto Viana, presidente do MCDR, do jornalista Miguel do Rosário e do ex-ministro e ex-deputado federal, Brizola Neto, o debate foi em torno da CPI da Pandemia, a qual foi instalada no Senado e determinada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na ocasião, os participantes falaram também sobre a construção de um projeto para a nação que englobe todas as vertentes sociais como educação, segurança, saúde e emprego, além de uma análise profunda sobre os atuais campos da política brasileira.

CPI da Pandemia

Em sua primeira participação, Tico Santa Cruz falou sobre a falta de responsabilidade de Bolsonaro na gestão e no combate à pandemia e ressaltou a importância e a necessidade da nova CPI instalada.

“Bolsonaro teve a oportunidade de ouro de unificar, de quebrar esse discurso de ódio e essa coisa de o tempo inteiro está buscando conflitos e unificar a população para combater essa pandemia de uma maneira ordenada, colaborativa, junto com os estados, municípios, cientistas, junto com os pesquisadores. […] Bolsonaro entende que, para que ele possa sobreviver de alguma forma politicamente, tem que haver algum conflito”, afirmou o músico.

“Acho que essa CPI que está sendo montada é fundamental para fazer uma análise de todo o processo de Bolsonaro, desde o inicio da pandemia até esse momento de negacionismo”, completou Santa Cruz.

Desafios para 2022

Para a construção de um novo viés na política brasileira, Brizola Neto afirmou que são necessários dois grandes desafios: tirar Bolsonaro do poder e fazer um debate racional para não permitir a repetição de erros que aconteceram no processo eleitoral de 2018.

“Precisamos de um caminho que tire Bolsonaro do poder. Temos que somar todos os esforços e considerar todas as possibilidades para estancar o que está acontecendo no Brasil. Essa tragédia sanitária, tragédia econômica. No meio dessa tragédia sanitária, a gente tá vivendo umas das piores crises econômicas. Não é só a fome e a miséria que voltou a bater nos lares brasileiros”, afirmou Neto.

Condições precárias no Brasil

De acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, desenvolvido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN), mais da metade da população brasileira não tem acesso pleno e permanente a alimentos durante a pandemia.

O pedetista Roberto Viana também relembrou, em sua participação, outra dificuldade que a população está enfrentando: a falta de saneamento básico, agravado ainda mais durante a pandemia.

“Muitas vezes as famílias precisam escolher: ou comer, ou escolhem comprar o detergente, o álcool em gel ou a máscara. Essa é a grande realidade do povo brasileiro que precisamos discutir, afirmou o presidente nacional do MCDR”.

Ciro Gomes e o Projeto Nacional de Desenvolvimento

Já sobre a existência de uma alternativa política racional que dialogue e crie um caminho de construção para um projeto nacional, Tico é enfático ao dizer que Ciro Gomes é a opção para o Brasil.

“Eu acredito que o Ciro Gomes tem um projeto politico que atende as demandas que eu acredito. Atende as demandas das minorias, atende as demandas dos trabalhadores, atende a demanda da indústria, atende a demanda de um país que vai ser um país desenvolvimentista”.

Em contrapartida, o jornalista Miguel do Rosário, afirmou que, além do diálogo com todas as áreas políticas, é preciso quebrar alguns conceitos e dogmas que na opinião dele, o Ciro já está trabalhando nessa área.

“O Ciro se tornou uma voz importante no campo progressista porque é importante que tenha alguém do campo progressista que faça criticas ao nosso próprio campo o que fará que nós não cometemos os mesmos erros”, destacou Miguel.

O Despolarizando

Na próxima edição do Despolarizando, nesta sexta-feira (16), o convidado da vez será o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Ele fará uma construção do cenário atual e ressaltará o Projeto de Desenvolvimento Nacional que o partido vem desenvolvendo para o Brasil.

O programa é transmitido todas as sextas-feiras, às 11h, pela Central de Mídias do PDT, Facebook do MCDR, e pelo canal do Youtube do O Cafezinho.