No Planalto, Dilma empossa Lupi no Ministério do Trabalho

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, presidente licenciado do PDT, disse à Agência Estado que o partido pleiteia a presidência de Itaipu para o Senador Osmar Dias que disputou o governo do Paraná com Beto Richa (PSDB). “Nós temos várias reivindicações no segundo escalão”, teria afirmado Lupi,  segundo a agência, lembrando também que o PDT foi o primeiro partido – antes inclusive do PT – a apoiar a candidatura de Dilma à presidência da República.

Ainda de acordo com a Agência Estado, o PDT, através de Lupi, estaria pleiteando também espaço na Eletrosul: “Queremos estatais onde possamos desenvolver um trabalho de política pública de fortalecimento dessas empresas”, teria argumentado Lupi segundo o jornal “O Estado de São Paulo”.

Segundo o portal “Bem Paraná”, a diretoria de várias estatais continuam em aberto entre elas a da Itaipu Binacional, hoje presidida pelo ex-deputado federal Jorge Samek, do PT paranaense. Na opinião do portal trocar Samek por Dias “não é tarefa fácil” porque o petista seria “cota pessoal” do ex-presidente Lula.

Para que Dias assuma, será necessário deslocar Samek para a direção de outra estatal para que Osmar Dias assuma “como oficialmente pediu a presidente Dilma o presidente nacional do PDT e ministro do Trabalho, Carlos Lupi”.

Um outro pedido direto de Lupi à presidenta foi pelo ex-prefeito e ex-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, que disputou o governo na última eleição com Theotônio Vilela Filho (PSDB), reeleito, também a pedido do então presidente Luis Inácio da Silva – para fortalecer no estado o palanque de Dilma Roussef. Como Dias no Paraná.

(Foto de Renato Fernandes Alves)