Manoel Dias defende conscientização e organização popular na defesa democrática dos direitos sociais

Por Bruno Ribeiro/FLB-AP
20/06/2020

Encontro do Movimento Comunitário Trabalhista mobilizou lideranças de todo o país

“Com os movimentos sociais, o PDT busca transformar o Brasil a partir de um povo consciente e organizado dentro do processo democrático”, afirmou o secretário-geral nacional do partido, Manoel Dias, ao participar da reunião ampliada do diretório nacional do Movimento Comunitário Trabalhista (MCT). Liderada pelo presidente nacional, Jordaci Matos, o encontro mobilizou mais de 40 lideranças de todas as regiões do país, além de representantes da direção da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP).

“O MCT é fundamental nas lutas do PDT. Os movimentos traduzem o diferencial que a nossa sigla de esquerda tem na sua essência: o preparo das massas para garantir direitos e combater a opressão das elites”, comentou Dias, que também é presidente da FLB-AP.

Ao indicar que o caminho para consolidação das propostas citadas passa pelo desenvolvimento contínuo da militância, Dias valorizou o suporte oferecido pela Fundação a partir dos seus setores, como a Universidade Leonel Brizola (ULB).

“Com a ULB, estamos levando a formação política, pela internet, a todos em um padrão mais prático e rápido. E, de forma integrada, a nucleação será o elo que tornará a revolução do país possível”, comentou, exaltando o novo projeto de nucleação. Segundo ele, ocorrerá uma expansão representativa a partir da contribuição dos próximos processos eleitorais.

“Cada pré-candidato terá a obrigatoriedade de construir três núcleos de base. A nossa projeção é ter cerca de 30 mil postulantes aos cargos de prefeito e vereadores em todo o país. Assim, poderemos ter mais de 100 mil células ativas e dando resultado a longo prazo”, complementou Dias, ao citar a participação do secretário-executivo, Ades Oliveira.

Detalhando os procedimentos para formalização e atuação das células, o secretário nacional de Nucleação, Leonardo Zumpichiati, explicou que o formato, seguindo as novas tendências tecnológicas, pode ser até virtual, bem como a temática de cada unidade deve atender aos anseios da comunidade ou região em que está presente.

“O núcleo de base é uma ferramenta para fazer a realização trabalhista a partir da militância dos pedetistas na sociedade. Para isso, todos devem ser registrados na direção nacional da Fundação, através do WhatsApp: (61) 98455-1212. Formalizados, poderão receber conteúdos e orientações através de canais diretos de suporte”, pontuou Zumpichiati.

Ao valorizar o apoio da direção nacional do PDT e da Fundação, Jordaci Matos relatou o processo de estruturação e formalização das direções do movimento nos estados.

“O nosso MCT tem um grande desafio: ratificar as características orgânicas e combater o fisiologismo para lutar pelas causas do nosso povo. Temos, na nossa essência, a busca pelos direitos humanos, pois temos o olhar do cidadão humilde que está nas periferias. Por isso, estaremos sempre com nossas bandeiras presentes”, concluiu.