Lupi e Ciro abrem ciclo de debates trabalhistas da Fundação Leonel Brizola do Rio de Janeiro


Da Redação
04/05/2021

Encontro de lideranças nacionais abordará a construção de saídas democráticas para a crise brasileira

Carlos Lupi e Ciro Gomes, presidente e vice-presidente nacionais do PDT, respectivamente, abrirão no dia 10 de maio, às 20h, o ciclo de debates virtuais “O Trabalhismo é a saída: respostas para a crise brasileira”, que será promovido pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) do Rio de Janeiro.

Com inscrições gratuitas, o público poderá acompanhar as participações de membros do executivo, do legislativo e do terceiro setor em seis painéis, entre maio e junho deste ano.

No primeiro painel, Lupi e Ciro – pré-candidato à presidência da República–, analisarão “os aspectos jurídicos e políticos dos ataques à democracia” e os caminhos para “normalidade democrática”.  A mediação será feita por representante da direção da Fundação, assim como nas demais mesas subsequentes.

O “auxílio emergencial e políticas de combate à fome” centralizará a discussão da segunda reunião no dia 17 de maio, às 20h. Como convidados, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a deputada estadual Martha Rocha (PDT-RJ) e a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos.

O secretário-geral do PDT e presidente nacional da FLB-AP, Manoel Dias, estará reunido no dia 24 de maio, às 20h, com o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e o coordenador de Trabalho e Renda de Niterói (RJ), Brizola Neto, para avaliar o cenário do emprego e da capacitação profissional no estado e no Brasil.

O ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves liderará o debate, no dia 31 de maio, às 20h, sobre a relevância do “apoio ao micro e pequeno empresário e ao trabalhador informal” diante do panorama econômico existente. Rodrigo Nogueira, secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza (CE), e Felipe Batista, do Instituto da Brasilidade, confirmaram presença.

O penúltimo painel, no dia 7 de junho, às 20h, abordará a “reindustrialização dentro das perspectivas de desenvolvimento” progressista ao longo dos próximos anos. A pauta será exposta pelo presidente do Instituto da Brasilidade, Darc Costa, em parceria com o diretor-executivo da Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (COPPETEC), Fernando Peregrino, e a professora da UERJ Christiane Laidler.

No encerramento, Lupi receberá o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e o economista Eduardo Moreira para fomentar análises em busca da “construção da unidade popular”. O encontro ocorrerá no dia 14 de junho, às 20h.

Cadastro

Transmitido pela plataforma Zoom, o conjunto de painéis será voltado para formação e desenvolvimento de militantes do campo progressista e permite inscrições através de um canal exclusivo. Para garantir uma vaga, clique aqui.

Compartilhe: