Japeri oferece atendimentos especializados para a saúde do adolescente


Prefeitura de Japeri
06/01/2023

Hebiatria é uma novidade no município da Baixada Fluminense e atende, pelo menos, 40 pacientes por semana.

Administrada pelo PDT, a prefeitura de Japeri amplia, desde 2022, a oferta de serviços especializados na rede pública de Saúde. A hebiatria é uma novidade no município e atende, pelo menos, 40 pacientes por semana. As consultas acontecem todas às quartas-feiras.

“Eu precisava ir para outro estado para conseguir realizar o tratamento da minha filha. Hoje eu faço tudo perto da minha casa, com mais conforto e facilidade”. Essas são palavras da dona de casa Aparecida Dantas, de 60 anos, moradora do bairro Nova Belém. Eliane Soares, de 17 anos, tem Síndrome de Down e febre reumática e é assistida no setor de hebiatria no Centro Municipal de Especialidades de Japeri.

Com a implantação do serviço médico em dezembro do ano passado, pela Secretaria Municipal de Saúde, as duas não precisam mais se deslocar para outra cidade. Essa primeira vez que o município conta com esse tipo de atendimento, disponível no momento só na rede pública da região, nem mesmo na rede particular.

E agora, com o tratamento perto de casa, o tratamento da Eliane vai ficar mais fácil e acessível.

“Não precisamos mais fazer uma viagem para realizar o tratamento dela. Temos tudo aqui, no município onde moramos. Vale a pena, é um serviço que merece ser divulgado”, disse a dona Aparecida.

A médica hebiatra, Drª Márcia Alarcão, explica que as primeiras consultas são realizadas com o adolescente acompanhado da mãe ou pai, no consultório. Depois de um tempo, o adolescente já começa a fazer o tratamento sozinho, só ele e o médico.

“As consultas fluem de forma natural. O adolescente acaba nos vendo até mesmo como amigos, pois se sentem à vontade nas consultas. E para nós fica muito mais fácil os diagnósticos e a realização dos procedimentos durante o atendimento. É um serviço, assim como todos os outros, de muita importância na vida do jovem”, disse.

O que é a hebiatria?

A hebiatria é a área da medicina voltada para a saúde do adolescente de forma geral. Ela também pode fazer o acompanhamento psicossocial, verificando se o paciente sofre de problemas como ansiedade, distúrbios alimentares, vícios e compulsões.

As consultas são realizadas no Centro Municipal de Especialidades de Japeri, toda quarta-feira. As marcações são realizadas também na unidade, todos os dias.

Compartilhe: