Fundador do PDT, Ney Ortiz morre, aos 96 anos


Por Bruno Ribeiro / PDT-RJ
25/02/2021

No Rio Grande do Sul, liderança trabalhista marcou sua trajetória ao lado de Brizola e João Goulart

O PDT perdeu, nessa quarta-feira (24), dois importantes fundadores do partido: Ney Ortiz Borges e Hari Alexandre Brust. Com trajetória marcante de lutas, em prol do povo, ao lado de Leonel Brizola e João Goulart (Jango), Ortiz faleceu aos 97 anos, de Alzheimer.

O advogado e ex-parlamentar gaúcho iniciou sua militância política em 1945, após a deposição do presidente da República, Getúlio Vargas. Integrante do Quererismo, fortaleceu o movimento que buscava a manutenção do trabalhista no poder. Nesse período, ele conheceu Brizola, a partir do setor jovem do PTB original.

Referência, Ortiz – ex-vereador de Porto Alegre e ex-deputado estadual e federal –participou da Cadeia da Legalidade, em 1961. O enfretamento, consequentemente, colocou o líder do governo do presidente Jango, no parlamento federal, como um dos cinco primeiros cassados pelo golpe de 1964. Tal ataque foi efetivado com a imposição do Ato Institucional nº 1 (AI-1).

Para evitar a prisão, o então deputado buscou refúgio na embaixada da Iugoslávia, em Brasília (DF). De lá, com nome alterado, passou a residir em diversos estados, incluindo Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Redemocratização

Integrante do Encontro de Lisboa, em Portugal, – realizado entre os dias 15 e 17 de junho de 1979 e que mobilizou as representações trabalhistas na retomada do processo democrático no Brasil –, Ortiz simbolizou a resistência contra as perseguições do regime militar e a projeção dos ideais trabalhistas, como Estado fortalecido, direitos garantidos e a educação qualificada.

Em nota, a deputada estadual, Juliana Brizola (PDT-RS) — neta do principal líder pedetista —, relatou, pelas redes sociais, o impacto da perda e ratificou a admiração pelo legalista nascido em Soledade, mas também reconhecido como Cidadão Emérito da capital gaúcha e condecorado, na OAB, por suas contribuições no executivo e legislativo.

“Com certeza fez história e seu legado permanecerá sempre vivo. Grande trabalhista e parceiro de meu avô, Leonel Brizola, marcou a ‘Ala Moça’ do antigo PTB. Obrigada por deixar um legado tão importante para todos nós”, afirmou.

Compartilhe: