Petrobras: os liberais foram enganados por Bolsonaro. Será?

Imagem: PT no Senado

Por Marcelo Barros
26/02/2021

Em uma das suas atitudes histriônicas, Jair Bolsonaro decidiu interferir no comando da Petrobras retirando o seu atual presidente, Roberto Castello Branco, e colocando o general da reserva Silva e Luna. Bolsonaro justifica a troca para “reduzir o preço da gasolina para a população”.

Para os desavisados, seria apenas uma “mudança normal”, mas não é. A mudança é um golpe direto nas pretensões dos liberais, conforme os argumentos que exporemos a seguir.

1 – Roberto Castello Branco é alguém indicado diretamente pelo czar liberal Paulo Guedes. O Ministro da Economia não só colocou um liberal no comando da nossa maior estatal, como também colocou várias figuras do mercado no Conselho de Administração. Qual o desdobramento prático disso? Redução do tamanho da empresa, de seus investimentos e a entrega pusilânime de nossas refinarias “a preço de banana” a grandes grupos internacionais.

2 – Paulo Guedes e seu liberalismo sempre trabalhou para “reduzir o tamanho do Estado” e a Petrobrás não iria passar incólume por isso. Muito pelo contrário, a estatal brasileira tem perdido o seu protagonismo tanto nacional, quanto internacional.

Mas, com a mudança brusca da visão bolsonarista sobre a gestão da empresa, os liberais brasileiros questionam se foram enganados por Bolsonaro. “Será que o capitão se rendeu ao populismo?”.

São risíveis os argumentos dos liberais que alegam que foram enganados. A culpa pelo desgoverno bolsonarista também é deles sim! Tentaram usar as nossas estatais como ‘o trunfo do mercado livre contra o estatismo esquerdista, destruidor da liberdade econômica”; mas nossa economia está paralisada, refém e totalmente sem rumo. É perceptível que Bolsonaro está cada vez mais distante de Paulo Guedes e vai usar de todos os meios para viabilizar a sua reeleição em 2022, mesmo que isso implique em destruir o Brasil.

O Capitão não sabe nada de economia, mas sabe tudo de bravatas. Recuperar a nossa economia? Isso não passa por seus planos.

Nós trabalhistas, como herdeiros do legado de Getúlio Vargas, o criador da Petrobras, temos toda a moral de denunciar as trapalhadas tanto do liberalismo tosco de Paulo Guedes e Roberto Castello Branco, como os arroubos populistas do capitão.

Quem está sendo destruída é a empresa. A Petrobras vai de mal a pior e com Bolsonaro vai sendo tratada como escória. É necessário salvar a nossa maior estatal!

E um recado bem trabalhista aos ditos liberais: vocês sabiam o que estavam fazendo. Mais uma vez vão para o limbo, pois são cúmplices da destruição da Petrobras, patrimônio do povo Brasileiro.

Por isso, faz-se necessário derrotar o arroubo populista do capitão, bem como colocar um freio definitivo na destruição da Petrobrás e da nossa economia por Paulo Guedes e sua súcia liberal.

*Marcelo Barros é membro do Diretório Nacional do PDT pelo estado do Amazonas.