Em Niterói, debate da Prefeitura define que gestão pública também é lugar de mulher


Prefeitura de Niterói
08/03/2022

Debate abordou a importância da ampliação da presença feminina em espaços de liderança

A Prefeitura de Niterói (RJ), administrada pelo PDT, realizou nesta segunda-feira (7) a live “Gestão pública também é lugar de mulher”. Organizado pela Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói (SMF), o encontro online debateu a necessidade do aumento da presença feminina em posições de liderança para o fortalecimento de políticas de equidade de gênero.

A roda de conversa contou com a participação da secretária de Fazenda de Niterói (SMF), Marília Ortiz; da secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão de Niterói (Seplag), Ellen Benedetti; da coordenadora de Políticas e Direitos das Mulheres de Niterói (Codim), Fernanda Sixel; e da secretária da Mulher da Prefeitura do Rio de Janeiro, Joyce Trindade. A mediação foi da diretora da Escola de Governo e Gestão de Niterói, Isabela de Jesus. A live foi transmitida pelo canal da Secretaria de Fazenda de Niterói no Youtube (confira ao final).

Marília Ortiz enfatizou que debater uma participação maior das mulheres em posições de liderança na gestão pública é uma questão de mudança de valores. A menção vai de encontro com a realidade exitosa encontrada na gestão do prefeito Axel Grael.

“A atuação de mais mulheres em postos estratégicos significa mais políticas de equidade de gênero. E isso significa construir uma sociedade com mais igualdade para todos”, afirmou Marília Ortiz, que durante o evento lançou a campanha Elas da SMF com o tema “Inova+Ação”.

“Vamos dar protagonismo e fazer o reconhecimento às mulheres que estão inovando a administração pública. Vamos homenagear, este ano, sete servidoras que assumiram projetos inovadores. São soluções de serviços para o cidadão. Ações que se tornam instrumentos para a tomada de decisão dos gestores municipais. Com esses projetos, a cidade caminha para uma maior maturidade institucional”, explicou.

A secretária de Planejamento, Ellen Benedetti, destacou que é fundamental levar as pautas femininas para a dinâmica organizacional da Prefeitura. Ela reforçou que é determinante a capacitação dos servidores neste sentido.

“Temos na Escola de Governo e Gestão um curso sobre gênero em políticas públicas, queremos contribuir para a agenda de igualdade de gênero e impulsionar mulheres líderes na gestão pública municipal. No caso de Niterói, é preciso destacar que existe destinação orçamentária para as políticas de garantia de direitos para as mulheres. As políticas públicas devem ser orientadas para que considerem recortes de gênero, raça, tornando-as mais inclusivas e assertivas”, disse Ellen Benedetti.

A coordenadora de Políticas e Direitos das Mulheres de Niterói, Fernanda Sixel, afirmou que é importante celebrar as conquistas alcançadas pelas mulheres, mas que ainda é preciso avançar para se alcançar uma mudança cultural e de postura em relação à presença feminina na sociedade. Ela também citou que, em Niterói, a perspectiva feminina na gestão pública é muito presente.

“Temos desenvolvido várias ações em parceria com outros órgãos da Prefeitura para expandir as pautas de gênero. Fizemos, por exemplo, um treinamento com guardas municipais e agentes de trânsito para o atendimento adequado às mulheres. Temos o auxílio social, que garante, por um ano, uma renda de R$ 1 mil mensais para mulheres que saem de situação de violência e vulnerabilidade. Acreditamos na capacitação para que essas mulheres tenham uma nova perspectiva de vida. Niterói é referência em boas práticas de gestão e isso ocorre também em razão da participação feminina”, frisou Fernanda Sixel.

A secretária da Mulher da Prefeitura do Rio, Joyce Trindade, lembrou que existe uma convergência com Niterói em relação a pautas sobre os direitos das mulheres.

“Existem espaços a serem ocupados pelas mulheres na gestão pública. Assim como Niterói, o Rio também trabalha para ser referência em equidade de gênero. As duas cidades caminham juntas nesta direção”, concluiu Joyce Trindade.

Acompanhe a íntegra do evento, clique aqui

Compartilhe: