Ciro ataca alta da gasolina e do diesel: “Até quando vamos suportar este absurdo?”

Osvaldo Maneschy
11/03/2022

“Entende por que os diretores da Petrobrás e os acionistas querem continuar cobrando combustíveis em dólar?”

O pré-candidato do PDT à presidência, Ciro Gomes, em comentário pelo Twitter, disse que os brasileiros tem toda razão de estarem chateados por pagar muito mais caro a partir de hoje (11/3) pela gasolina e pelo diesel entre outros combustíveis, mas observando que “se você fosse da diretoria da Petrobrás, só teria o que comemorar”. Ciro explicou que “só de bônus, cada diretor da Petrobrás vai receber 1.5 milhões de reais” este ano, dinheiro que juntando com os seus salários permitirá que “cada um fature média de 342 mil reais por mês”.

Ainda no Twitter, Ciro explica: “Entende, agora, por que os diretores da Petrobras e os acionistas querem continuar cobrando combustíveis em dólar? Para aumentar os lucros dos acionistas e deles próprios. Só de dividendos, a Petrobras pagou 101 bilhões a esses acionistas no ano passado. E, detalhe, eles não tiveram que descontar um só centavo de impostos sobre essa fortuna”.

Ciro Gomes acrescentou no Twitter: “Enquanto isso todos brasileiros sofrem, mesmo vivendo num país que tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo, e vendo concessionárias da Petrobras vendidas a preço de banana”.

E no final conclui: “Até quando vamos suportar este absurdo?”

O comentário de Ciro teve por base matéria do jornal “O Globo” de ontem explicando que a situação financeira dos militares no governo Bolsonaro “vai de vento em popa”, mas a do presidente da Petrobrás, general Joaquim Silva e Luna, “ vive bonança particularmente generosa” por conta do bônus que vai receber.

Segundo o Globo, os atuais acionistas da Petrobrás votarão em abril proposta que prevê a distribuição de R$ 13,1 milhões à diretoria da companhia dentro do programa “Prêmio por Performance (PPP)”. Como são nove os membros da diretoria, Silva e Luna não ficará com menos de R$ 1,45 milhão.

“Considerando-se também salário e outros benefícios, os noves diretores da petrolífera terão uma remuneração global de R$ 37 milhões entre abril deste ano e maio do ano que vem — uma média mensal de R$ 342,6 mil para cada um”, noticiou “O Globo”.

O bônus da Petrobras aos diretores não é pago de uma só vez: eles recebem 60% em uma parcela à vista, e o restante é pago ao longo dos quatro anos seguintes. Para o adicional ser pago, a companhia precisa ter batido certas metas, como a evolução da dívida e do lucro e até o controle da emissão de gases do efeito estufa e de vazamentos de petróleo.

Com a decisão de Michel Temer em 2016 e do então presidente da Petrobrás, Pedro Parente, de dolarizar o preço dos combustíveis no mercado interno, a Petrobras teve no ano passado o maior lucro de sua história, de R$ 106,7 bilhões. Lucro já distribuído aos seus acionistas privados em prejuízo da própria empresa – que está sendo esquartejada e vendida aos pedaços – contrariando a sua razão de ser e de sua criação em 1953 pelo presidente Getúlio Vargas – dar segurança à economia brasileira garantindo o fornecimento de combustíveis ao menor preço possível.

A Petrobrás tinha o monopólio de produção e importação de petróleo – sempre visando os interesses do país, objetivo abandonado a partir do governo FHC e revogação da Lei 2004/53 para beneficiar as petrolíferas estrangeiras. Benefícios estes ampliados nos governos entreguistas de Michel Temer e Jair Bolsonaro.