Dilma e Bolsonaro levaram o Brasil ao ápice do desemprego, afirma Ciro


Da Redação
05/05/2021

A liderança do PDT relata que mais de 10 milhões de pessoas ficaram desocupadas na última década

O pré-candidato a presidente da República pelo PDT, Ciro Gomes, disse nesta quarta-feira (5), nas redes sociais, que Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro levaram o Brasil ao ápice do desemprego nos últimos anos.

A fila por um trabalho no país reúne, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE, mais de 14 milhões de pessoas (14,2%), em 2021, recorde desde o início da série histórica, em 2012. Na última década, 10 milhões de pessoas perderam os benefícios da carteira assinada.

“Com Dilma, os desempregados foram de 4 para 11 milhões. Com Bolsonaro, de 11 para mais de 14 milhões, maior taxa de nossa história e das maiores do mundo. Precisa dizer mais? Vamos mudar isso?”, relatou, ao classificar o cenário como “tragédia”.

Perspectiva

A partir de novas projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), a agência de classificação de risco Austin Rating indicou, em abril, que o cenário nacional, para os próximos meses, tende a piorar no ranking mundial de desocupação.

Os analistas projetam que o país encerre o ano com 14,5%, a 14ª maior taxa de desemprego do mundo. A tendência de aumento vai na contramão da média global, que indica recuo para 8,7%.

Confira o vídeo aqui.

Compartilhe: