Comissão de Ética do PDT apresenta parecer sobre deputados suspensos

Foto: Alexandre Amarante

22/10/2019

A Executiva Nacional do PDT avaliou, nesta terça (22), durante reunião em Brasília, que os oito deputados federais que votaram contra a orientação partidária, especificamente na votação da Reforma da Previdência, já cumpriram as punições previstas no Estatuto partidário. Os parlamentares tiveram suas atividades partidárias suspensas por 90 dias – prazo concluído no último dia 14 de outubro. A decisão acompanha relatório da Comissão Nacional de Ética do PDT, após análise da defesa de todos os parlamentares. Como prevê o Estatuto do partido, o relatório da Comissão de Ética será apresentado ao Diretório Nacional no dia 22 de novembro, responsável pela análise individual e possíveis novas sanções de cada caso.

O relatório final da Comissão de Ética relembra “que o partido adota como princípio a unidade partidária, consagrado em seu estatuto, nos artigos 8,9, 12 e 14, entre outros, especificando como deveres dos filiados acatar as decisões partidárias”. O Diretório Nacional do PDT havia decidido em reunião no último dia 18 de março fechar questão contra a Reforma da Previdência.

O relatório final da Comissão de Ética pede também pela continuidade do andamento processual. O Estatuto do partido prevê que a decisão final sobre o caso é do Diretório Nacional, que irá analisar caso a caso possíveis novas punições aos parlamentares que desobedeceram a orientação. O encontro do diretório está marcado para o dia 22 de novembro.

Compartilhe: