Ciro Gomes reforça necessidade de revogar Emenda 95

Foto: Ciro Saboya

Silmara Cossolino
27/09/2018

Ao participar do debate promovido pelo SBT, no final da tarde desta quarta-feira, o candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, reforçou a necessidade de revogar a Emenda Constitucional 95, que contingencia gastos para setores como saúde e educação.

“O Brasil precisa de um projeto Nacional de Desenvolvimento. Na saúde, precisamos revogar a Emenda 95, que proíbe a expansão de investimentos”, disse o candidato, ao ser questionado sobre saúde pública.

O pedetista reforçou que pretende criar um fundo que atinja metas e uma das a ideias é implementar uma rede de policlínicas nos mesmos moldes da experiência exitosa no estado Ceará

“Minha proposta, primeiro, é revogar a emenda 95. A segunda questão é entender como dar atenção à saúde básica. Vou criar um sistema de bonificação da saúde que vai premiar as unidades que atingirem metas de atendimento e que forem aprovadas pela própria população”, reforçou.

Ciro disse que é preciso fortalecer  a indústria da saúde e criticou o alto preço dos remédios . “O país perdeu a capacidade de produção. Fazer saúde mais barata significa também produzir no Brasil com dinheiro, aquilo que estamos comprando de fora.”

O candidato  também falou de seu projeto para a área de educação. “Meu compromisso é levar escola profissionalizante em tempo integral para nossa juventude. No 3º ano todos os jovens terão estágio pago pelo governo. Isso não é um sonho e já acontece em uma de cada três escolas no Ceará”.

Em outro momento, disse que se ganhar as eleições, vai compor seu governo assim como os que já dirigiu: metade será composto por mulheres. “Todos terão excelência técnica e compromisso com a decência”, enfatizou.

O debate teve três blocos: no primeiro, candidatos perguntaram para candidatos. No segundo, jornalistas fizeram perguntas aos presidenciáveis. No terceiro bloco, mais uma vez os candidatos se enfrentaram e ao final do programa, tiveram tempo reservado para suas considerações finais.

“O Brasil não aguenta mais essa polarização, o enfrentamento de um contra outro. Quero propor a você, que me dê uma chance. Preciso estar no segundo turno mas, para isso, preciso chegar lá. Por isso, peço o seu voto no 12”.

Compartilhe: