Ciro: “Falta inteligência e coragem para Bolsonaro mudar preços da Petrobrás”


Osvaldo Maneschy
20/06/2022

Simples reajuste decretado pela empresa derruba os supostos efeitos positivos da redução do ICMS

O pré-candidato à presidência do PDT, Ciro Gomes, sobre a decisão da Petrobrás de aumentar mais uma vez o preço dos combustíveis no mercado interno, afirmou nesta sexta-feira (17/6) pelo Twitter que Bolsonaro, Guedes e  equipe não têm “inteligência nem coragem” para mudar política de preços da Petrobras e, agora, “fazem teatrinho de briga e xingamentos”.

Na opinião de Ciro,  tudo não passa de  “pura demagogia eleitoreira e muito desespero”. Ele também frisou: “Deixaram a absurda política de preços (de paridade do preço dos derivados com o dólar)  correr solta durante todo governo, começaram a tomar medidas paliativas — e erradas — nas vésperas das eleições e agora perderam totalmente o controle da situação.”

Neste sábado, por conta da política de Preço de Paridade Internacional (PPI) iniciada em 2016 por Pedro Parente, no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB),  a Petrobrás reajustou o preço dos combustíveis  após 99 dias, passando a gasolina a custar nas refinarias R$ 4,06 o litro – um  aumento de 5,2%; e o diesel – que está há 39 dias sem aumento – passa a custar R$ 5,61 o litro, alta de 14,2%.

O aumento atrapalha o projeto de reeleição de Bolsonaro que, como tática de campanha, decidiu pôr a culpa nos dirigentes da principal e maior empresa brasileira, como se ele, Bolsonaro, não os tivesse nomeado. Posição seguida pelo seu fiel aliado Arthur Lira, presidente da Câmara,  que também fez críticas a Petrobrás e ameaçou criar uma CPI.

Mas esses dois não enganam Ciro que, fez questão de destacar em seu Twitter que “o desespero é total (no governo Bolsonaro) porque eles sabem que um simples reajuste decretado pela empresa derruba os supostos efeitos positivos da redução do ICMS”,  projeto de lei recém aprovado na Câmara que fixa o teto de 17% para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis. O texto ainda  vai à sanção presidencial.

“Ou seja: a população será duplamente punida porque terá menos verba para educação e saúde junto com preços altos de gasolina, diesel e gás. Tempestade perfeita”, acrescentou Ciro Gomes que explicou que Bolsonaro, ao vender e paralisar as refinarias da Petrobrás para importar dos Estados Unidos derivados de petróleo em dólar, na prática, comete um crime contra o bolso dos brasileiros.

“A mentira de Bolsonaro foi desmascarada: ICMS não aumenta preços dos combustíveis. Sua frouxidão também: se esconde, tremendo, atrás de Lira para tentar resolver a crise da Petrobras. Fora, seu frouxo”, atacou Ciro.

Fontes: mídia e redes sociais

Compartilhe: