Carta Capital revela conspiração da Lava Jato contra Ciro Gomes

Foto: Renato Cortez/FolhaPress

Da Redação / Carta Capital
25/01/2022

Reportagem da Carta Capital publicada hoje (25) revela que procuradores da Operação Lava Jato também conspiraram contra o vice-presidente nacional do PDT e pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes, e o senador Cid Gomes. A denúncia parte de trechos inéditos do arquivo entregue ao jornalista Glenn Greenwald, em junho de 2019, inicialmente divulgada pelo site The Intercept.

Que a Lava Jato perseguiu políticos, principalmente do campo progressista, não é novidade. A reportagem “Vaza Jato”, publicada pelo portal independente, ainda em 2019, evidenciou que a operação tinha viés ideológico, não adotava imparcialidade, pretendia interferir no cenário eleitoral do país (e interferiu) e apontou, inclusive, conspiração entre procuradores e o então juiz Sérgio Moro. O que há de novo é a revelação da perseguição contra Ciro.

Apesar da novidade, o fato publicizado pela Carta Capital não surpreende. Desde o início, Ciro Gomes é um severo crítico do lavajatismo e de sua interferência no funcionamento da democracia brasileira. Dentre as mensagens reveladas aparecem as da procuradora Laura Tessler: “Alguém lembra de colaborações que envolvam Ciro e Cid Gomes […] Tava louquinha pra fazer um visita pra ele”. A perseguição deu fruto em dezembro passado quando a Polícia Federal promoveu operação arbitrária contra os irmãos pedetista.

Clique aqui e confira a reportagem completa.

Compartilhe: