Assis do Couto integra CPI da Funai e Incra

Deputado Federal Assis do CoutoA Liderança do PDT na Câmara indicou o deputado federal Assis do Couto (PDT-PR) para participar da nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar fatos relativos à Fundação Nacional do Índio (Funai) e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A CPI, inicialmente, vai apurar, no prazo de cento e vinte dias, conflitos e fraudes envolvendo áreas indígenas ou por eles pretendidas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Quanto ao Incra, devem ser investigados o julgamento do Tribunal de Contas da União (TCU) que apontou 578 mil lotes da reforma agrária com indícios de irregularidades, a atuação da autarquia nos trabalhos referentes à delimitação de territórios remanescentes de quilombos na região de Morro Alto (RS) e Alcântara, no Maranhão.

Para Assis, tanto a questão indígena quanto a reforma agrária são setores frágeis da sociedade, que precisam de muita atenção. “Estou à disposição. Vou procurar junto com o PDT, fazendo o melhor para os agricultores, para os indígenas, e para o País. Estou participando desta CPI desprovido de qualquer posição política, ideológica, sempre defendendo os meus princípios e do meu partido”.