Afonso Motta é eleito presidente da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados

PDT na Câmara
10/03/2021

O deputado federal Afonso Motta (PDT-RS) foi eleito presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), nesta quarta-feira (10).  No ato da posse, o pedetista destacou o papel de resistência do colegiado contra tentativas de precarização das relações sociais e de trabalho.

“É um momento difícil, não só pela pandemia, mas pelo crescimento da desigualdade no nosso País, do desemprego, pelas tentativas e realizações, como ocorreu ontem, de também precarizar e limitar papel do servidor público e do próprio Estado brasileiro. Queremos, com toda a humildade, dar continuidade a esse trabalho [de resistência]”, afirmou Motta.

O parlamentar ainda destacou o desafio de organizar os trabalhos, sobretudo considerado as limitações impostas pela pandemia, que exige a alternância de reuniões presenciais e virtuais.

“Esse será um grande desafio principalmente em função da pandemia e da grave crise que o país vive, com índices de desemprego alarmantes. Essa Comissão tem um valor simbólico importante para o nosso partido, o PDT, que tem como berço o trabalhismo e a defesa da causa dos trabalhadores, buscando a harmonia entre o capital e o trabalho, como seguidor de Alberto Pasqualini, grande pensador trabalhista”, ressaltou o deputado.

Trajetória política

Advogado, Motta nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e está no terceiro mandato de deputado federal. Na Câmara,  foi líder da bancada do PDT entre os anos de 2015 e 2018 e, atualmente, exerce o cargo de 1º vice-líder do partido. O parlamentar  já integrou também, na condição de titular,  a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – CCJC (2019-2020) e, como suplente, as comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural – CAPADR (2019 -2020) e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática – CCTCI (2019 -2020).