Viva os 118 anos de Alberto Pasqualini


23/09/2019

Os membros do Movimento dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do PDT (Mapi) prestam uma homenagem em comemoração natalícia de Alberto Pasqualini, nascido em 23 de setembro de 1901, em Ivorá, distrito do município de Júlio de Castilhos, no Rio Grande do Sul.

Pasqualini foi um notável Senador do PTB, de 1946 a 1955, sempre enfrentando os políticos liberais conservadores. Considerado o ideólogo do Trabalhismo na sua eterna luta pela Democracia e das reformas sociais ao lado dos líderes nacionalistas como Getúlio Vargas, João Goulart, Leonel Brizola, Fernando Ferrari e tantos outros.

Seguiu uma carreira brilhante como professor, jornalista, advogado, economista e um político reconhecido pela sua dedicação nas diretrizes programáticas do PTB, desde 1946. Pasqualini escreveu inúmeros artigos em jornais, revista e livros durante os anos de 1940/50.

No exercício da sua brilhante carreira de Senador, Alberto Pasqualini foi decisivo na criação da Petrobrás, no antigo Palácio Monroe, no Rio de Janeiro. O político delineou o projeto da Reforma de Base, o mais importante programa social e economicamente reformista do saudoso Presidente João Goulart.

Pasqualini foi um admirador do positivismo de Auguste Comte que trabalhou como secretário de Henri de Saint-Simon, o famoso e mais importante pensador e criador do Socialismo na Europa, precursor de Karl Marx. Não podemos deixar de ressaltar a importância dos positivistas civis e militares na Abolição dos Escravos, na Proclamação da República e na Revolução de 1930.

Alberto Pasqualini será eternamente lembrado e aclamado como o teórico e doutrinador do trabalhismo no Brasil.

Compartilhe: