Rodrigo Neves e o salto de Niterói


Da Redação
13/06/2021

No Café com Lupi, ex-prefeito conta como fez uma gestão de sucesso na cidade fluminense

 

No Café com Lupi deste sábado (12), o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, recebeu o ex-prefeito de Niterói (RJ), Rodrigo Neves, para um bate-papo que revelou como a cidade fluminense conseguiu se destacar mundialmente no combate à pandemia. A conversa evidenciou também a gestão que fez do município exemplo de sucesso para o estado.

Enquanto o Brasil entrava na crise sanitária mais grave do século, completamente desgovernado, Niterói se preparava para enfrentar a pandemia como poucos fizeram ao redor do mundo. Pioneira, a prefeitura formou um conselho de combate à Covid-19 antes mesmo que se tivesse notícia da circulação do vírus no país.

“Quando começou a pandemia na China, no final de 2019, a gente já tinha constituído um grupo de trabalho para observar o que estava acontecendo do outro lado do mundo, de maneira que, quando a pandemia chegou ao Brasil, Niterói já tinha um planejamento com uma equipe extremamente qualificada, preparada, com ações integradas”, revelou Rodrigo Neves.

O ex-prefeito conta que no primeiro momento foi feita a sanitização de ruas, distribuição de kits de higiene e de limpeza nas comunidades pobres e grandes investimentos na rede hospitalar do município. “Nós arrendamos um hospital privado e implantamos, em menos de 20 dias, dezenas de leitos de retaguarda hospitalar […] Niterói é a única cidade que tem passado essa pandemia, na região metropolitana, sem graves problemas de retaguarda hospitalar”, contou o ex-prefeito.

O município também se tornou referência no tratamento de Covid-19 na região, atraindo a população de cidades vizinhas em busca do atendimento de referência. Com afirmou Lupi.

“Todas as pessoas do grande Rio procuram os hospitais de Niterói: São Gonçalo, Macaé, Itaboraí. Na cidade do Rio de Janeiro, atravessam a ponte ou pegam o barco para ir. Então Niterói teve que ter um suporte muito maior para aguentar a demanda que não era só de quem mora lá, era de quem queria saúde de qualidade e eficiência”.

Para além do atendimento direto à saúde municipal, a prefeitura também se planejou para a queda de renda da população que seria inevitável com as medidas de isolamento social. Para garantir que as pessoas ficassem em casa, foi criado um programa de renda básica. No total, 50 mil famílias receberam um cartão com R$ 500 em crédito ao mês. O benefício ainda é mantido pelo atual prefeito, Axel Grael, e só será suspenso quando toda a população adulta estiver vacinada.

Outra medida tomada pelo governo de Rodrigo Neves garantiu a sobrevivência de pequenos negócios no município. “É o programa Empresa Cidadã de Niterói. A prefeitura está pagando o salário de até nove funcionários de todas as pequenas empresas da cidade, ajudando essas empresas a fazer a travessia dessa crise da pandemia”, explicou o ex-prefeito.

O governo do pedetista ainda foi responsável por outras marcas importantes na cidade fluminense. Em relação ao saneamento básico, por exemplo, a gestão de Rodrigo Neves conseguiu fornecer 100% de água tratada à população e quase 100% do esgoto já é tratado. Para o ex-prefeito, o sucesso obtido em Niterói é reflexo de uma administração comprometida com o povo.

Confira tudo que rolou no Café com Lupi logo abaixo.

Compartilhe: