Rodrigo Neves assina carta-compromisso para promoção da igualdade racial


Ascom Rodrigo Neves
13/09/2022

Candidato a governador e seu vice, Felipe Santa Cruz, se reúnem com movimento negro e propõem luta para a superação do racismo no estado do Rio de Janeiro

O candidato a governador do Rio de Janeiro pelo PDT, Rodrigo Neves, participou na noite desta terça-feira (13) de um encontro com representantes de instituições do movimento negro do Rio de Janeiro. Durante o evento, Rodrigo Neves e o candidato a vice-governador, Felipe Santa Cruz, assinaram uma carta-compromisso para a promoção da igualdade racial e superação do racismo no Estado do Rio de Janeiro.

Em sua fala, Rodrigo Neves lembrou de políticas públicas pela igualdade racial implementadas em sua gestão à frente da Prefeitura de Niterói.

“Eu me orgulho muito da minha história ao lado do movimento negro ao longo de 30 anos de militância, desde a juventude, nos movimentos sociais. Tenho orgulho por ter sido o primeiro prefeito no estado do Rio de Janeiro a criar um Estatuto da Igualdade Racial e o primeiro prefeito a estabelecer cotas raciais em concursos públicos”.

Ao falar sobre a carta-compromisso, Rodrigo afirmou o propósito de mudar para melhor a história do povo negro do Rio de Janeiro.

“Eu li com muita atenção esta carta que vocês prepararam, e quem me conhece sabe que sou criterioso: aquilo que eu assino eu cumpro. Tudo o que está nesta carta nós vamos tirar do papel juntos, e vamos transformar esta realidade injusta e violenta que sofre o povo do estado do Rio de Janeiro”.

Entre os compromissos descritos na carta estão a criação da Secretaria Estadual de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial; a criação de protocolos investigativos para que o reconhecimento fotográfico não seja elemento único a justificar decretação de prisões; a formulação de uma política de Segurança Pública antirracista, com capacitação de servidores públicos sobre racismo e para o combate aos crimes de racismo, homofobia, preconceito e intolerância religiosa; a promoção da Educação com equidade racial; a adoção de políticas afirmativas para ampliar a participação de negros e negras nos âmbitos decisórios do Poder Executivo; entre outros.

Compartilhe: