Rio de Janeiro pode ter estrada como nome “Rodovia Governador Leonel de Moura Brizola”

PDT na Câmara
26/06/2018

A Comissão de Cultura da Câmara aprovou, nesta terça-feira (26), relatório do deputado Chico D’Angelo (PDT-RJ), favorável ao Projeto de Lei 8633/17, que nomeia o trecho da rodovia BR-101, no estado do Rio de Janeiro, como “Rodovia Governador Leonel de Moura Brizola”. Ao longo da estrada, pode ser encontrado um Centro Integrado de Educação Pública (Ciep), projeto educacional concebido por Darcy Ribeiro e implantado por Brizola durante seu governo no estado fluminense.

Para o deputado, a proposta é uma justa homenagem ao Herói da Pátria Leonel de Moura Brizola, que, lançado na vida política por Getúlio Vargas, assumiu o governo do Rio de Janeiro em 1983, tendo sido reeleito em 1987. O trabalhista é, também, o único político brasileiro, eleito pelo povo, a governar dois estados diferentes (Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro) em toda a história do Brasil.

“Entre os feitos de sua passagem no governo gaúcho, citamos a criação da Caixa Econômica Estadual, da Aços Finos Piratini e da Companhia Riograndense de Telecomunicações, a aquisição do controle acionário do Banco do Rio Grande do Sul, e a construção de 5.902 escolas primárias, 278 escolas técnicas e 131 ginásios e escolas normais”, destacou Chico D’Angelo.

Ainda, de acordo com Chico D’Angelo, Brizola foi expoente na defesa da democracia ao liderar a “Campanha da Legalidade”, movimento que tinha como objetivo garantir a posse de João Goulart como Presidente da República após a renúncia de Jânio Quadros, candidato da União Democrática Nacional (UDN) que iniciou seu mandato em 31 de janeiro de 1961.

Melhor governador

Em outubro de 2017, o DataFolha  divulgou uma pesquisa, realizada nos dias dias 3 e 4 daquele mês, apontava Leonel Brizola como o melhor governador da história do Rio de Janeiro. Segundo o instituto, o pedetista foi citado por 14% dos 812 participantes, sendo o único a superar os 10 pontos percentuais.

Escolhido governador por duas vezes pelos fluminenses, sendo a primeira gestão entre 83 e 87 e a segunda entre 91 e 94, Brizola obteve resultando ainda melhor no público de 45 a 59 anos (23%). Essa ampliação é resultado da análise de uma fatia da população que pôde acompanhar, efetivamente, a eficiência do governo liderado pelo PDT.