Representatividade das mulheres em destaque na live do Movimento Negro

Por Bruno Ribeiro / FLB-AP
24/07/2020

25 de julho. Simbolismo de luta a partir dos dias nacionais da Mulher Negra e de Tereza de Benguela, a líder do Quilombo de Quariterê, território que, atualmente, corresponde ao Vale do Guaporé, no estado do Mato Grosso. Internacionalmente, é marcado pelo Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Para exaltar o momento e suas representantes, a Secretaria Nacional do Movimento Negro do PDT promoverá, neste sábado (25) a live “Delas!”, a partir das 16h, na sua página oficial no Facebook.

O debate virtual terá as participações da secretária-geral do Movimento, Flávia Lima, das presidentes do movimento em Pernambuco, Mato Grosso do Sul e na capital paulista, Nega do Babado, Mestra Léa e Neudes Carvalho, respectivamente, bem como da vice-presidente do movimento no Amapá, Danniela Ramos, e da ex-secretária de Promoção Racial do Distrito Federal, Josefina Serra.

Homenagem

A organização pedetista promoverá, durante o ato, uma homenagem à militante Maria Soares, também conhecida por “Dona Santinha”, que completou 96 anos. Ativista social e ex-secretária nacional do Movimento Negro, a enfermeira mineira tem uma trajetória na defesa de direitos vinculados não somente à pauta racial, mas também de gênero.

Incentivadora do desenvolvimento educacional e econômico para as camadas populares, serve de inspiração por manter intensa sua disposição para acumular conhecimento. Aos 65 anos, após sua aposentadoria, concluiu o curso de direito, sua segunda graduação.

Na política, participou do movimento sindical e, em 1989, contribuiu para a criação da Frente Negra em apoio à candidatura de Leonel Brizola a presidente da República. E, aos 72 anos, concluiu sua segunda graduação.

Acesse e participe: facebook.com/snmnpdt.