Quartas Trabalhistas: debate propõe mobilização consciente e integrada contra retrocessos ambientais

Por Bruno Ribeiro/FLB-AP
21/05/2020

Os retrocessos ambientais potencializados pelas políticas de Bolsonaro foram criticados por representantes do PDT durante o ‘Quartas Trabalhistas’. Na primeira edição nacional do programa, liderada pelo presidente Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), Manoel Dias, nesta quarta-feira (20), a mobilização para construção de caminhos e candidaturas sustentáveis, no Brasil, estiveram em análise durante o debate pela internet.

Com as contribuições da presidenta do EcoTrabalhismo, Ivana Groff, e do ex-deputado e membro do PDT do Paraná, Nelton Friederich, o encontro permitiu evidenciar, segundo os participantes, a velocidade de degradação da Amazônia, ao longo dos últimos 2 anos, com o afrouxamento da fiscalização e dos dispositivos legais.

Para Dias, o enfrentamento promovido pela bancada do partido no Congresso, agregado à integração com outros representantes defensores da causa, indicarão diferenciais na necessária mudança de rumo da nação.

“A próxima crise global será a do meio ambiente. Se não mudar o que está aí vigente, será muito pior em breve. O Brasil está perdendo recursos por causa da irresponsabilidade de um presidente genocida e criminoso, que coloca a destruição da Amazônia como projeto de governo” comentou Dias.

“Vamos fazer um esforço para que o meio ambiente esteja sempre em evidência na governança pedetista. Além disso, podemos aprofundar ainda mais os debates, com o apoio do Ciro Gomes e do Carlos Lupi, para avançar de forma consolidada, em nível nacional”, relatou.

Realidade

Ao citar sua participação da Eco 92 e a Rio+20, Ivana Groff valorizou o progresso do campo ambiental nas últimas décadas, em alinhamento com as políticas mundiais lideradas pela Organização das Nações Unidas (ONU), mas também lamentou os retrocessos, acelerados, no país, nos últimos anos.

“A política neoliberal do Bolsonaro está dilapidando a Amazônia, com o aumento do desmatamento. O ICMBio e o Ibama foram destruídos em função da atual gestão do Ministério do Meio Ambiente. É uma catástrofe sem precedentes. Uma vergonha”, disse.

Sobre o engajamento a partir do movimento partidário, Groff relata que, já nas próximas eleições, o PDT terá mais candidatos ecotrabalhistas em diversas regiões.

“Progredimos na estruturação e expansão em todo o país. Estamos em 11 estados, com a previsão de chegar, em breve, à mais 11. Contamos, principalmente, com a chegada de jovens ligados à sustentabilidade, pilar para manter a nossa soberania nacional”, relatou.

“Defendemos um programa de zoneamento econômico, onde a gestão pública, com governadores e prefeitos do PDT, possa estruturar progredir na preservação do ecossistema, na valorização do sistema de cooperativas e associações, além da questão do saneamento básico”, comentou.

Parlamentar constituinte, em 1988, Nelton Friederich fez uma avaliação ampliada do setor a partir da crise instalada, atualmente, no país, e apontou que os resultados negativos são oriundos do modelo capitalista de desvalorização do meio ambiente.

“O Brasil assinou compromissos para reduzir as emissões de gases, mas o Temer ignorou e o Bolsonaro, agora, rasgou”, lamentou, ao completar: “A globalização foi somente econômica e é dominada pelo sistema financeiro. Estamos desiquilibrados por uma competição destruidora. Com isso, surgem casos, como a pandemia, onde percebemos o surgimento de novos tipos de doenças, como o coronavírus.”

Na projeção do desenvolvimento sustentável a partir de novas práticas, Friederich também ponderou que não somente a sociedade, mas os representantes pedetistas necessitam “ter clareza do novo desenho de municípios saudáveis, tanto para as áreas urbanas, quanto para as rurais”.

“A questão do saneamento, a utilização da água potável, a energia limpa e o tratamento do lixo são fatores determinantes diante da necessidade de preservação da natureza. O Brasil é continental e biodiverso. Devemos estar atentos para as novas propostas, como a Amazônia 4.0, que trata da criação de ecossistemas de inovação e o enraizamento de uma nova bioeconomia”, explicou.

“Os candidatos a prefeito e a vereador precisam estar alinhados para colocar a inclusão social e produtiva cada vez mais presente nos governos e de mandatos. Essa visão estratégica está nossa essência trabalhista”, concluiu.

Conteúdo

Espaço aberto para lideranças e militantes pedetistas, além de representantes da política nacional, sociedade civil, mercado e terceiro setor, o programa, já realizado no Paraná, será disponibilizado, na íntegra, no Youtube (https://www.youtube.com/user/PDTULB) e no Facebook (https://www.facebook.com/fundacaoleonelbrizola/).