Policiais trabalhistas: bravos combatentes nas trincheiras da Democracia

Por Antonio Albuquerque
21/04/2020

As trincheiras dos trabalhismo sempre foram ocupadas por ícones que honraram e seguem confirmando a importância dos valores potencializados por Leonel Brizola, Getúlio Vargas, Darcy Ribeiro e tantos outros militantes históricos. Destes bravos combatentes, cito, no Dia dos policiais civis e militares (21 de abril), dois valorosos quadros parlamentares do Rio de Janeiro: a delegada Martha Rocha, na Assembleia Legislativa, e o major Paulo Ramos, na Câmara dos Deputados.

A trajetória de cada um mostra a qualificação dos nossos quadros em cada canto do Brasil. É uma satisfação poder dizer que temos como voz ativa, na Alerj, a primeira mulher, na história, a chefiar a Polícia Civil no nosso estado. Já no Congresso Nacional, atualmente também contamos com o major reformado da PM, deputado Paulo Ramos, que mostra, com vigor, todas as entranhas nefastas do sistema financeiro liderado pelo ministro Paulo Guedes, no governo Bolsonaro. São quadros diferenciados do PDT em meio ao descrédito plantado pelos neoliberais na política.

Ao parabenizá-los em nome de cada policial que dedica sua vida em prol do cidadão fluminense, ressalto toda a força dos servidores públicos apesar de todas as dificuldades, inclusive na atual pandemia do Coronavírus, que assola não somente o Rio e o Brasil, mas todo o mundo. Estão nas ruas e sempre à disposição para proteger e resguardar a vida e os direitos tão fundamentais. Nunca foi fácil, mas a atual onda de violência e de fascismo ressoam como mais um chamamento para uma guerra a ser enfrentada na linha de frente do campo democrata.

Para cada manifestação de defesa da ditadura, do AI-5 ou de torturadores, surgirão milhares de pontos reluzentes de contraponto para mostrar que nada será mais importante do que a liberdade assegurada pela Constituição Federal e conduzida pelos poderes constituídos. Usurpadores inconsequentes não passarão impunes. Basta!

Por isso, ratifico: exemplos como estes, de garra, zelo e seriedade, nos inspiram a seguir valorizando e defendendo a presença do Estado como estimulador de políticas sociais e de segurança que respeitem o cidadão e, novamente, cada direito assegurado pela Lei.

A repetição da legalidade é um mantra para os pedetistas. A luta por um país melhor e mais justo para todos nós, do PDT, não cessará jamais.

*Antonio Albuquerque é vice-presidente municipal do PDT do Rio de Janeiro