Pedro Taques e Dilemário apresentam a Lupi programas de qualificação em MT

 O senador Pedro Taques (PDT/MT) intermediou na noite dessa terça (1) reunião entre o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMTDE) de Cuiabá, Dilemário Alencar e o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

 

No encontro os representantes de Mato Grosso apresentaram o Programa Municipal de Educação Sócio-Profissional, o Qualifica Cuiabá, e o projeto de implantação do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT).

 

O objetivo foi  garantir a disponibilização de recursos para a implementação dos projetos na Capital.“O ministro acatou a ideia e garantiu que concentrará esforços para a concretização dos projetos”, explicou Pedro Taques no final da reunião.

 

O programa Qualifica Cuiabá a ser executado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMTDE), tem como objetivo melhorar o perfil para a empregabilidade e apoiar a iniciativas empreendedoras com vistas à geração de emprego e renda.

 

O CAT é um espaço destinado à população cuiabana que busca orientação e serviços na área do trabalho.  um dos objetivos é contribuir para a valorização profissional do trabalhador.

 

Por meio do projeto, cerca de três mil jovens e adultos deverão ser capacitados ainda este ano em Cuiabá.  Para Pedro Taques, o projeto não visa apenas a Copa do Mundo que será realizada em Cuiabá, em 2014, mas sim a geração de empregos e renda para a população matogrossense.

 

O secretário Dilemário Alencar agradeceu o apoio do senador Pedro Taques pela intermediação entre a Secretaria e o Ministério. Na avaliação do secretário, a apresentação das propostas ao Ministério do Trabalho sinaliza que Cuiabá quer ter uma política permanente de qualificação profissional e intermediação de mão-de-obra.

 

“A iniciativa pode garantir a geração de emprego e renda para a população matogrossense”, afirma o secretário.

 

Segundo Alencar, o ministro foi bastante receptivo e determinou ao secretario nacional de Políticas Publicas de Emprego, Carlos Simi, o encaminhamento dos projetos. O ministro foi convidado para participar da inauguração do CAT, que deverá ser realizada até junho deste ano.

 

Alencar revelou que Carlos Lupi reconheceu que Cuiabá foi a cidade que mais cresceu no país nos últimos anos e que é necessário uma política permanente de qualificação para dar sustentação a esse desenvolvimento.

 

“O ministro disse que vai priorizar recursos para qualificação de trabalhadores em diversas áreas, principalmente, para as capitais sedes da Copa Mundo”, disse o secretário.

Compartilhe: