PDT recebe prêmio em congresso da Internacional Socialista, na Espanha


Bruno Ribeiro
25/11/2022

Encontro confirma eleição de Pedro Sánchez para presidência da organização política

No XXVI Congresso da Internacional Socialista (IS) em Madri, na Espanha, o PDT foi homenageado com o “Prêmio Solidário” pelo apoio e comprometimento com a organização política desde a sua fundação, em 1980, por Leonel Brizola. O título foi recebido, nesta sexta-feira (25), pelo presidente nacional do partido, Carlos Lupi, durante a plenária que marcou a eleição de Pedro Sánchez para a presidência da entidade.

Ao exaltar o legado do Trabalhismo brasileiro, Lupi valorizou a relevância da IS para o enfrentamento da extrema-direita e fomento de políticas integradas de responsabilidade socioambiental, principalmente nos países sul-americanos e africanos.

“Com nossas bandeiras, construímos uma história ao lado do povo brasileiro. Diante de uma onda fascista que assola o Brasil e o mundo, a união das forças progressistas se torna ainda mais vital”, relatou Lupi.

“A vitória do presidente Lula é uma demonstração do processo iniciado não só na América Latina, mas também nos demais continentes. O combate à fome e a preservação ambiental são prioridades fundamentais ao passo que afastamos ícones do retrocesso humanitário, como Jair Bolsonaro”, completou.

A delegação do partido brasileiro tem ainda como membros a vice-presidente nacional Miguelina Vecchio, do tesoureiro nacional, Marcelo Panella, da deputada estadual pelo Rio Grande do Sul, Juliana Brizola, e dos vereadores de Porto Alegre (RS) e Carlos Barbosa (RS), Márcio Bins Ely a Lucilene Marchi, respectivamente.

Nova direção

Presidente do governo da Espanha e líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez foi designado para presidir a IS por aclamação e com apoio do PDT. O economista substitui o ex-primeiro-ministro grego George Papandreou, que estava no cargo desde 2006.

Sánchez agradeceu a colaboração dos partidos e suas lideranças, incluindo o presidente pedetista, Carlos Lupi, e indicou o objetivo de transformar a organização “em uma grande plataforma do movimento progressista internacional”.

“Se há uma palavra que resume o que é ser socialista, social-democrata ou trabalhista é agir. Agir significa insurgir-se contra a resignação e dar motivos de esperança perante o pessimismo que a direita e os movimentos reacionários pretendem difundir na política nacional e internacional”, afirmou o espanhol.

“Darei o melhor de mim e farei isso com humildade”, garantiu, ao citar ainda o compromisso “pela paridade entre homens e mulheres”.

A tendência foi confirmada com a escolha de Benedicta Lasi, de Gana, como a nova secretária-geral da IS. É a primeira mulher africana no cargo, que era ocupado por Luiz Ayala, do Chile.

A nomeação oficial ocorrerá no domingo (27), no encerramento do congresso.

Compartilhe: