PDT oficializa apoio à reeleição de Rodrigo Pacheco para a Presidência do Senado

PDT Nacional
23/01/2023

Recondução representa continuidade na luta pela defesa da democracia e combate ao retrocesso bolsonarista

O PDT declarou oficialmente apoio à candidatura de Rodrigo Pacheco à reeleição para a Presidência do Senado Federal. O anúncio foi feito no início da noite desta segunda-feira (23), na sede nacional do partido em Brasília (DF), com a presença do ministro da Previdência, Carlos Lupi, dos senadores pedetistas Weverton Rocha (MA) e Leila Barros (DF), e do deputado federal Márcio Honaiser (PDT-MA).

A decisão institucional do partido quanto à recondução de Pacheco, que teve o consenso de toda sua Executiva Nacional, se deve ao papel desempenhado pelo senador a favor da democracia e do povo brasileiro, em face do conturbado cenário político vivido pelo País ao longo do governo antidemocrático de Bolsonaro.

“Para nós do PDT, o senhor representou um marco que nos é muito caro na política. Honradez, seriedade, o respeito às minorias. Elegante, mas firme, ajudou a garantir, em muitos momentos de dificuldade que nós vivemos na gestão anterior, a democracia, a representatividade dos votos e a independência deles”, destacou Lupi, que frisou a postura do senador na defesa da democracia e do diálogo como o ponto central do apoio da legenda.

“A nossa declaração oficial de apoio, nada mais do que é ser justo, ser correto, com quem sempre foi correto e justo”, afirmou o presidente nacional licenciado do PDT.

Ao agradecer pelo posicionamento oficial do PDT quanto à sua recondução à Mesa do Senado, que acontece no dia 1º de fevereiro, Rodrigo Pacheco destacou o apoio recebido pelo partido em sua primeira eleição como presidente do colegiado e também ao longo do exercício de seu mandato, sobretudo devido à atuação diferenciada da bancada pedetista, com Weverton na Mesa Diretora, Leila Barros na Procuradoria Especial das Mulheres, Acir Gurgacz na presidência da Comissão de Agricultura do Senado e do líder Cid Gomes.

“Foram membros do partido que realmente se dedicaram no trabalho do Senado e permitiram que nós pudéssemos realizar dentro do Senado a gestão que fizemos. Esse apoio do PDT, de certo modo, referenda o passado, ou seja, tudo o que nós conseguimos produzir no Senado Federal em favor do povo brasileiro, em pautas importantes, que eu sei que guardam pertinência com a filosofia e o ideal do PDT”.

Para Pacheco, o apoio do PDT “reafirma o compromisso com o futuro, para que o Senado permaneça nessa linha, também na responsabilidade fiscal, nas reformas necessárias para o povo brasileiro, sem inventar crise, sem criar divergências e problemas onde não há, e buscando o consenso necessário para um ambiente de boa política e na busca por soluções”.

“Agora, mais do que nunca, precisamos da força e da união do Senado Federal nesse sentido, que é a defesa da democracia brasileira, que é a defesa do Estado de direito do Brasil, das liberdades públicas, nas garantias individuais e dos direitos fundamentais, da separação dos poderes, da harmonia entre esses poderes, do combate legítimo contra intolerância, contra o ódio. Esse é o trabalho que nós temos de fazer na política. De uma reconstrução, de uma reunificação de uma reconciliação nacional”.