PDT busca incluir Darcy Ribeiro no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

01/06/2021

Campanha coordenada pelo Centro de Memória Trabalhista mobiliza entidades e lideranças nacionais

O PDT lançou a campanha, nesta terça-feira (1), para inscrever o ex-senador e antropólogo Darcy Ribeiro no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Coordenada pelo Centro de Memória Trabalhista (CMT), a iniciativa mobiliza entidades e lideranças a partir do Projeto de Lei 5894/2019, do deputado federal Chico D’Angelo (PDT-RJ).

Em conjunto com as fundações Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e Darcy Ribeiro (Fundar), o partido considera fundamental o simbólico reconhecimento para o trabalhista que eternizou a defesa intransigente da democracia, dos direitos sociais e do ensino público de qualidade.

“Nada mais justo. Foi um homem de vanguarda defendendo nossos índios, o povo brasileiro e a educação de tempo integral. Um homem muito acima do seu tempo. Darcy Ribeiro é um herói da pátria brasileira por tanto que contribuiu para a nação”, exaltou o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.

Para o secretário-geral nacional do partido e presidente da FLB-AP, Manoel Dias, a iniciativa representa um ato de justiça para quem sempre “promoveu a educação”.

“Darcy foi, inquestionavelmente, uma das mais impressionantes figuras e lideranças deste país pela sua história, cultura, amor à pátria e realizações”, relatou.

Detalhando as conquistas de Darcy, como a criação dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) no Rio de Janeiro, Chico D’Angelo estimulou a mobilização para concretizar a proposta.

“Lutou por um Brasil justo, soberano, democrático e solidário. Vamos fazer a campanha pela aprovação do projeto”, convocou o parlamentar, ao relembrar conquistas de Darcy, como a criação dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), no Rio de Janeiro.

Honraria

Mantido no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), o livro já conta com dezenas de ícones da história nacional, incluindo o ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola; Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes; Zumbi dos Palmares e Machado de Assis.

Acompanhe aqui a tramitação do Projeto de Lei 5894/2019