Nota de Repúdio – Movimento Sindical do PDT

O Movimento Sindical Nacional do PDT vem manifestar o seu mais absoluto repúdio ao apoio dado pela bancada do partido no Senado a aprovação da PEC 55, a PEC do fim do mundo. A decisão individual dos senadores Lasier Martins (RS), Telmário Mota (RR) e o suplente Pastor Valadares (RO) contraria a decisão coletiva do Diretório Nacional do nosso partido e a grave e precisa ser punida à altura.

O PDT tem princípios, projeto e história. O principal fundamento dessas três bases é o trabalhismo, veementemente defendido e construído por Getúlio Vargas, João Goulart, Leonel Brizola e por toda a militância pedetista ao longo do tempo. Por entendermos que essa PEC restitui um projeto neoliberal de concentração de renda e de conhecimento nas mãos e mentes de poucos é que reafirmamos: somos contra a restrição de recursos para Saúde e Educação, entre outras medidas instituídas pela PEC.

Tanto é que nosso presidente Carlos Lupi já articula a apresentação de uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) ao STF (Supremo Tribunal Federal) em busca de derrubar a PEC 55. Para nós, ela rasga a Constituição de 1988, que, criada no contexto do pós-ditadura, ficou conhecida como Constituição Cidadã.
Somos fiéis a nossas convicções históricas e não admitiremos que elas sejam desvirtuadas por parlamentares como os senadores aqui mencionados. Esse tipo de postura não pode ser aceita, dado o contexto atual em que uma ofensiva sobre direitos trabalhistas e sindicais se avizinha, a começar com a votação da reforma da Previdência.

Precisamos confiar que nossos parlamentares realmente irão defender nossos direitos. Por isso, defendemos a expulsão destes parlamentares como sanção a esta postura.

Milton Cavalo
Presidente do Movimento Sindical Nacional PDT