A partir de Niterói, liderança pedetista fortaleceu a luta pelos direitos das pessoas com deficiência
A Direção Estadual do PDT do Rio de Janeiro manifesta profundo pesar pelo falecimento, nesta quarta-feira (11), de Tânia Rodrigues, ex-deputada estadual, ex-vereadora de Niterói e fundadora da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef).
Casada e mãe de dois filhos, superou os desafios gerados pela poliomielite e formou-se em medicina na Universidade Federal Fluminense (UFF), com especialização em neurologia. Ao longo de mais de sete décadas, construiu uma trajetória profissional e política marcada pela incansável luta em prol dos direitos e pela qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Desde 1981, fortaleceu a Andef, que alcançou o patamar de umas das maiores organizações do tema no Brasil, além do pleno reconhecimento internacional pelas conquistas acumuladas a partir do trabalho implementado na cidade fluminense.
Além das passagens destacadas pela Secretaria de Acessibilidade de Niterói, conquistou protagonismo no parlamento ao propor ações que tratam da prevenção de deficiências, como a que tornou obrigatório o uso do cinto de segurança nos automóveis no âmbito do estado do Rio de Janeiro. Foi ainda presidente ou relatora de importantes Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPIs), como a que avaliou as condições dos bancos de sangue e a investigou as condições dos abrigos para idosos.
Nossos sinceros sentimentos e solidariedade à família e aos companheiros de partido.
