Niterói (RJ) completa 448 anos com retorno às comemorações oficiais      

Foto: Reprodução/niteroimais.com.br

Prefeitura de Niterói (RJ)
22/11/2021

Sob gestão pedetista, Prefeitura destaca inauguração de estátuas em homenagem ao ator Paulo Gustavo

Niterói (RJ) completa 448 anos nesta segunda-feira (22) e vai comemorar a data com eventos que vão ficar na história da cidade. O aniversário terá inauguração de estátuas em homenagem ao ator Paulo Gustavo; divulgação de livro com histórias sobre uma das principais áreas de lazer do município, o Campo de São Bento; lançamento de iluminações natalinas e agenda cultural de atividades e shows. A programação da prefeitura, gerida pelo PDT, começou cedo com a tradicional missa na igreja São Lourenço dos Índios, celebrada pelo Arcebispo Emérito, Dom Frei Alano Maria Pena.

Duas estátuas em homenagem ao ator Paulo Gustavo, de 1,82cm cada, serão colocadas no Campo de São Bento. Uma estátua trará a imagem do ator e a outra vai reproduzir o personagem mais conhecido do ator, a dona Hermínia. Para dezembro, está previsto o Circuito Turístico Cultural Paulo Gustavo, que incluirá pontos famosos da cidade exaltados nas obras do comediante, como a Ilha de Boa Viagem, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o calçadão de Icaraí, o Campo de São Bento, a Confeitaria Beira-Mar e a Praça do Rádio Amador.

Uma das áreas de lazer mais bucólicas e mais representativas de Niterói será retratada com o lançamento do livro “Campo de São Bento – trajetórias e memórias do Parque Prefeito Ferraz”. A publicação da Fundação de Artes de Niterói, por meio da Niterói Livros, acontecerá no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. O livro foi produzido por profissionais dedicados e apaixonados pelo Campo, que enviaram fotos e depoimentos para a publicação, após serem convidados por meio de uma consulta pública realizada pelas redes sociais da Prefeitura.

Paulo Gustavo: esculturas serão de concreto com pintura acobreada

O prefeito Axel Grael destacou a importância de Niterói celebrar os seus 448 anos em um momento de plena retomada após a crise gerada pela pandemia da Covid-19.

“O niteroiense merece ser presenteado. Nesses momentos difíceis que passamos, a população sempre atendeu ao chamado da Prefeitura, obedecendo e cumprindo as medidas sanitárias. Foi uma grande parceria entre o poder público e os moradores. Não pudemos fazer o último aniversário, mas agora estaremos com programações dentro do nosso Plano do Novo Normal. Homenagear o Paulo Gustavo e ter um livro sobre o Campo São Bento são presentes que devem se perpetuar na memória do niteroiense. Os dois remetem a lembranças agradáveis que todos queremos ter e não queremos esquecer. Iluminar a cidade nesta data é um sinônimo de esperança como o tema natalino deste ano “, observa o prefeito.

Na ocasião do lançamento do livro, estará presente a mãe do ator Paulo Gustavo, Dea Lúcia Amaral, a quem a publicação é dedicada. A obra foi dividida em quatro seções. Intitulada ‘O Campo, a cidade e a vida – notas sobre o Campo de São Bento’, a primeira traz um texto da historiadora Andréa Telo da Corte que situa o parque na história da formação de Niterói, permeado por imagens antigas da cidade. A segunda, ilustrada com um infográfico do responsável pelo projeto gráfico do livro, André Barroso, e por um belíssimo ensaio fotográfico de Paulinho Muniz e Leo Zulluh, “Você está aqui” oferece ao leitor informações completas sobre a geografia do Campo de São Bento.

Assinada pelo jornalista e historiador Carlos Eduardo Lima, a terceira seção se chama ‘O Campo de São Bento como guardião da identidade de Niterói’ e remonta à história contemporânea dessa bela área verde da cidade. O melhor dessa parte – considerada o pulmão do livro – são as fotos e depoimentos enviados por niteroienses e forasteiros apaixonados.

Nesta seção do livro, estão fotos e citação às gravações dos filmes da série “Minha mãe é uma peça”, de Paulo Gustavo. Os leitores vão reviver cenas do personagem principal, Dona Hermínia, no Campo.

“A revitalização do Campo de São Bento: 2018-2020” encerra o conteúdo com os resultados da reforma do espaço, que recebeu melhorias após sugestões coletadas em uma consulta pública. A seção apresenta imagens das obras registradas por Alexandre Moraes, biólogo e fiscal da implantação do novo paisagismo do Campo de São Bento.

O livro estará disponível para consulta e leitura na Sala dos Selos, na Biblioteca Parque de Niterói, a partir desta quarta-feira (24), e também no formato de eBook no Aplicativo Niterói Livros, em 2022. Quem participou do processo de produção do livro terá direito a um exemplar e o selo promoverá ações em suas redes sociais para presentear outros niteroienses com a produção.

Iluminação

Um milhão de microlâmpadas vão enfeitar a cidade em vias como a Marquês do Paraná e a Alameda São Boaventura, além de espaços públicos como o Campo de São Bento e o Horto de Itaipu.

A Praça Enéas de Castro e o Horto do Fonseca também vão receber decoração e contar com árvores de Natal. Tudo estará aceso a partir das 19 horas, encerrando as comemorações pelos 448 anos de Niterói.

Compartilhe: