Niterói faz mostra internacional de filmes voltados para pessoas com deficiências


Jornal Toda Palavra
06/07/2022

Com apoio da prefeitura, festival ocorre na Sala Nelson Pereira dos Santos e tem entrada gratuita

Um cinema em que todos são iguais, sem diferenças – esta é a proposta da Mostra Internacional Cinema Sem Diferenças que está se realizando em Niterói, com apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura e entidades voltadas para pessoas com necessidades especiais. O festival, com entrada gratuita, começou na última segunda (4/7) e termina amanhã (7/7), sempre na Sala Nelson Pereira dos Santos, na Reserva Cultural.

O festival internacional reúne filmes que envolvam pessoas com deficiência, seja na temática ou na equipe; e é a segunda edição do evento – a primeira foi em 2019 – produzido pela Casa da Gente Produções e chancelado pelo Festival International du Film sur les Handicaps (FIFH), que acontece na cidade de Lyon, no Sul da França.

O projeto conta com incentivo da Prefeitura Municipal de Niterói e da Secretaria Municipal das Culturas (SMC), por meio do Edital de Fomento ao Audiovisual de 2019. As sessões também estão sendo realizadas no Parque Palmir Silva (Horto do Barreto), na zona norte da cidade – também com entrada gratuita.

Luana Dias, coordenadora do evento, explicou que “ao todo, serão exibidos 17 filmes de 11 países, entre longas e curtas-metragens nacionais e internacionais, numa seleção especialmente preparada pela curadoria do Festival International du Film sur Les Handicaps. Teremos duas sessões dedicadas prioritariamente para estudantes de escolas de Niterói. Além disso, as sessões irão contar também com recursos de acessibilidade comunicacional – audiodescrição, LSE (legendagem para surdos e ensurdecidos) e Libras”.

Entre os filmes, dois longas-metragens premiados internacionalmente – um francês e o outro uma coprodução Holanda/Alemanha – vão ter sua estréia nacional em Niterói: o documentário “Eu vou fazer o impossível” (J´irai décrocher la Lune), de Laurent Boileau;  e a ficção “O Salão da Romy” (Romy´s Salon), de Mischa Kamp, terão sessões gratuitas nos dias 5 e 7 de julho – respectivamente – na Sala Nelson Pereira dos Santos, às 15h.

“Como ser independente quando se está na casa dos 30 anos, mas se tem um cromossomo a mais?” Esse é o dilema de Stéphanie, Robin, Elise, Gilles-Emmanuel, Eléonore e Mario, que protagonizam “Eu vou fazer o impossível”, filme que traz os desafios de jovens com síndrome de down, numa narrativa com muito humor e sensibilidade.

Já “O salão da Romy” (Romy’s Salon) – premiado como melhor longa-metragem de ficção no Festival International du Film sur Les Handicaps, em 2022 – retrata a relação de convivência entre uma menina chamada Romy e a sua avó Stine, que tem um salão de cabeleireiro. Aos poucos, Romy percebe que a avó está cada vez mais confusa – sintomas de uma doença demencial silenciosa – e a pequena fará de tudo para ajudar a sua avó, com ternura e amor.

Estas duas sessões irão contar com 100% de acessibilidade comunicacional: serão oferecidos os recursos de Audiodescrição, Libras e LSE ao público. Além disso, haverá roda de conversa, após a exibição dos filmes, com convidados e especialistas, com tradução simultânea em Libras.

Todos os filmes estrangeiros da Mostra FIFH – Cinema Sem Diferenças têm legendas em português. Para as sessões na Sala Nelson Pereira dos Santos é possível reservar o seu lugar pelo site da Sympla; ou retirar diretamente na bilheteria da Sala o ingresso, uma hora antes de cada sessão. Já no Horto do Barreto, o acesso à sala é por ordem de chegada, sujeito à lotação do espaço.  Escolas de Niterói e Associações e entidades que desenvolvam atividades e atuem na defesa das pessoas com deficiência podem fazer pré-reserva de ingressos diretamente com a produção da Mostra, através do e-mail cinemasemdiferencas@gmail.com ou pelo telefone (21) 99888 9666.

Compartilhe: