Nelton Friedrich apresenta suas propostas em entrevista ao jornal de Assis Chateaubriand

Ascom PDT do Paraná
28/09/2018

O candidato ao senado Nelton Friedrich (PDT), foi entrevistado ao vivo nesta sexta-feira (28), pelo jornalista Ademir Brito do Jornal O Regional de Assis Chateaubriand. Na oportunidade Nelton apresentou suas propostas para as áreas da economia, geração de empregos, desenvolvimento sustentável, energias renováveis e contou sobre suas experiências em cargos públicos e trajetória política.

Questionado pelo entrevistado de por que voltar a política após quase vinte anos, Nelton respondeu que como ele, a grande parte do eleitorado sente um desconforto, alguns indignados e muitos querem distância do processo eleitoral. “Eu mesmo fiquei 18 anos sem disputar eleição, mas chegou um momento em que, eu me perguntei: vou ficar em casa de braços cruzados, vou me calar enquanto estão desconstruindo o meu país e destruindo o nosso Paraná? Não! Estou indignado com a atual situação do Brasil, por isso decidi ser candidato ao senado.

Nelton Friedrich falou sobre a sua carreira política, que iniciou como deputado Estadual em 1978, quando tinha 26 anos e fazia oposição ao regime militar. Ainda muito jovem também foi secretário de Estado do Governo José Richa. Durante a entrevista Nelton fez questão de frisar.

“Fui secretário do bom Richa” devido aos recentes escândalos de corrupção que envolvem Beto Richa. Na época, Nelton foi autor da proposta que levou energia elétrica para 123 mil propriedades rurais, enquanto os governos anteriores só haviam eletrificado apenas 83 mil; lembrou também que levou mais de 50 mil ligações elétricas para as áreas urbanas, especialmente aos bairros mais pobres; ainda disse que ajudou a criar o Programa Mutirão Habitacional e o Programa de Meio Ambiente.

Currículo é o que não falta para Nelton, que também foi o deputado federal – entre os mais votados Paraná – apresentou 530 emendas para a constituição federal e foi o único deputado constituinte avaliado com nota 10 pelo  Departamento Interdisciplinar de Assessoria Parlamentar (Diap).

“Precisamos dar um banho de brasilidade e patriotismo se não vamos continuar neste fiasco. Vendo o Brasil sendo vendido e entregando as nossas riquezas. Precisamos tirar os políticos que se servem do mandato para enriquecerem ou usam o mandato para favorecer grupos. Meu mandato será para servir o povo não para se servir”, destacou.

O candidato do PDT ainda falou sobre as funções do senador. “O presidente da república indica, mas quem aprova, por exemplo, a presidência e a diretoria do Banco Central é o Se

nado. Sou candidato ao senado com experiência, história na mão, esperança na frente e com compromisso com o povo para ajudar a levantar a nossa economia”, disse.

Nelton também defende o projeto de nação. “Em primeiro lugar um projeto de nação trabalha pelo interesse de todos os brasileiros e brasileiros. Precisamos construir uma economia mais estável e equilibrada para retomar a geração de emprego e renda da população. Também temos que valorizar a identidade cultural do Brasil e entender que e educação deve estar atrelado ao projeto de nação”.

Nelton sempre levantou a bandeira ambiental e alertou que é necessário e urgente atuar na defesa e preservação do meio ambiente, desenvolvimento sustentável e medidas para minimizar as alterações climáticas. O candidato ainda disse que o país pode ser excelência na geração e produção de energia limpa.

“O Brasil é o único país do mundo que tem tamanho continental e pode ser campeão mundial em todas as energias renováveis. Nosso país tem sol o ano inteiro e a energia solar é considerada a nova energia; porque é gerada na própria residência minimizando impactos ambientais e barateando a conta de luz ao consumidor. O candidato a presidência Ciro Gomes é o único que defende no seu plano de governo investimentos em energias renováveis”, completou.

Nelton Friedrich também declarou apoio ao candidato a presidência Ciro Gomes (PDT). “Temos muito eleitores indecisos, especialmente para voto a presidência. Acredito que o Ciro Gomes vá ao segundo turno. Ele tem um diferencial e estudo para ser presidente. Foi governador do Ceará que mais investiu na área da educação – das 100 melhores escolas do Brasil, 87 estão no ceará. Foi prefeito de Fortaleza e considerado internacionalmente o melhor prefeito de capitais do mundo inteiro. Tem um projeto consistente e coragem”, concluiu.

No encerramento da entrevista Nelton Friederich disse que é preciso retomar valores e conceitos.

“A política deve ser a arte e a ciência de bem servir, mas hoje virou um banco de negócios e interesses pessoais. Estão enriquecendo com mandato político, eu quero ser um servidor. Eu não sou movido pelo mandato, estou há quase 20 anos sem disputar eleição. Fui diretor da Itaipu por 12 anos, poderia ter saído candidato porque fazíamos um bom trabalho; não saí candidato para poder continuar o trabalho de fazer política na área da sustentabilidade, na inclusão social e produtiva. Eu posso me apresentar com a credencial de ter passado por todos os cargos sem ter nenhuma acusação ou irregularidade. Passei 12 anos na Itaipu e não empreguei nenhum parente. A política virou uma “prostituição” e estou na luta para mudar isso”, finalizou.