Movimento Negro Pedetista de Rondônia define metas e planeja ações estratégicas

O combate ao racismo às desigualdades sociais ganha força em Porto Velho. O Movimento Negro (MN) do PDT de Rondônia apresentou, na segunda-feira, as novas lideranças que atuarão em comunidades da cidade. Com as presenças do vice-prefeito eleito, Dalton Di Franco e do vereador Cabo Anjos, o grupo debateu temas sociais e traçou uma frente de trabalho voltada à participação no congresso da Secretaria Nacional do Movimento no Rio de Janeiro.

Para o presidente do MN/RO, o militante neguinho, “este momento é essencial para a elaboração de nossas ações para 2013 e também para alinhamento de procedimentos administrativos que garantam a participação de quatro representantes do Estado no congresso nacional do movimento”.

Além dos debates acerca do racismo, preconceito e consciência, o grupo discutiu na sessão, a polêmica das cotas públicas em faculdades e as políticas para as comunidades quilombolas.

Planejamento estratégico

Para garantir a participação no Congresso Nacional do Movimento Negro, em março, no Rio de Janeiro, será instituída uma comissão provisória para definir os dois delegados e dois suplentes que terão direito à vaga e voto no evento pedetista.

Em plenária, ficou aprovada a produção de uma cartilha estadual do MN, segmentada para diversos grupos sociais e camadas populares. Da mesma forma, foi constatada a necessidade de composição de municipais nos maiores diretórios e ações em curto e médio prazo como o “movimento negro nos bairros”, evento que será realizado em praça pública com encontros de culturas, palestras e ações sociais.

O vice-prefeito eleito Dalton Di Franco e o vereador Cabo Anjos deflagraram apoio à causa. “Entendemos que esse movimento garante a igualdade de raças, culturas e credos. É preciso valorizar sem preconceito e fortalecer esse ideal aqui dentro, na base é mostrar que o negro tem o seu valor e importância na sociedade”, finalizou Danton. O movimento já conta também com o apoio do senador Acir Gurgacz, que vem trabalhando com ações de cunho educativo em diversas questões sociais. “O racismo ainda está presente em nossa sociedade e precisamos trabalhar juntos para deixar isso para trás”, afirmou o senador.

Assessoria

Compartilhe: