Miguelina Vecchio ressalta protagonismo da AMT: “Juntas, somos muito mais fortes”


Por Bruno Ribeiro / FLB-AP
14/09/2020

A presidente nacional do movimento defendeu a representatividade das mulheres no processo eleitoral

“Fazemos política com foco na equidade de gênero, mas também no espaço onde o poder é distribuído”, exaltou a presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista (AMT), Miguelina Vecchio, ao participar do debate virtual promovido, nesta segunda-feira (14), pelo grupo nacional de advogados do PDT. Em parceria com a Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), o encontro abordou a participação efetiva da mulher no ambiente político e eleitoral.

Dentro de uma realidade onde a mulher representa 52% do eleitorado, mas menos de 15% nas câmaras de vereadores, Miguelina aponta o PDT como um diferencial dentro da realidade política.

“Nem sempre basta estar na lei, tem que estar na vida. A lei existe para regular o fato social, que indica que os partidos são muito machistas. Nós temos a sorte de ter um dirigente nacional, que é o presidente (Carlos Lupi), com uma cumplicidade com a causa da mulher”, disse, ao enaltecer o apoio e parceria do secretário-geral nacional do PDT e presidente da Fundação, Manoel Dias.

“Isso cria condições de fazer um enfrentamento para que os homens, nos estados, entendam que nós não estamos aqui para ocupar o lugar deles. Agora, se eles estiverem ocupando o nosso, eles vão ter que levantar”, complementa.

Ao mencionar o processo de escolha de candidatas, pela AMT, a partir da cota de 30% para mulheres nas eleições proporcionais, Vecchio destaca o combate às candidaturas laranjas e o fortalecimento progressivo ao longo dos anos.

“É a materialização de uma luta que as mulheres tinham para que o espaço delas fosse respeitado”, concluiu.

Manoel Dias afirmou que acompanha a trajetória das mulheres, no PDT, e todo o legado construído a partir do enfrentamento de obstáculos que estão historicamente enraizados na sociedade.

“Eu vejo a resistência, coragem e disposição de todas vocês, a partir da liderança da Miguelina. Por isso, precisam continuar na luta que empreendem, pela causa que defendem, pois vão seguir superando os obstáculos”, garantiu.

Valorização

Durante o encontro, que também contou com ponderações da vice-presidente da Fundação e presidente da AMT em Rondônia, Marli Mendonça, da vice-presidente da Fundação no Piauí, Daniele Miranda, e da integrante da executiva da AMT de Porto Alegre (RS), Renata Gabert, a advogada do PDT Nacional, Mara Hofans mencionou o pioneirismo da sigla trabalhista desde a formulação do estatuto.

“O PDT, como sempre, é pioneiro. Faz a reserva do percentual para as mulheres. Inclusive, no programa do partido, está bem definido e estabelecido essa defesa intransigente da participação das mulheres em todos os seguimentos”, indica.

Ao falar de propostas e medidas para ampliar a participação feminina, ela também destaca a importância da transformação de um cenário que ainda é desproporcional em todo o país.

“É fundamental (medidas) para tornar a representação parlamentar mais de acordo com a realidade econômica, política e social desse nosso Brasil. É uma correção histórica nos rumos da política nacional”, comenta.

Confira, na íntegra, o debate transmitido pelo Estúdio Legalidade no canal da Fundação no Youtube:

Compartilhe: