Marcelo Monteiro participa da CPI da Intolerância Religiosa no Rio de Janeiro

29/06/2021

Presidente do PDT Axé cobrou ensino de história afro-brasileira, previsto em lei, como medida de conscientização

O presidente do PDT Axé, Marcelo Monteiro, participou da 6ª reunião da CPI da Intolerância Religiosa, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), na manhã desta terça-feira (29). O líder partidário, que também é presidente do Centro de Tradições Afro-Brasileiras, relatou casos de violência religiosa dos quais teve conhecimento ao longo de sua militância.

“Desde o ano 2000 realizo denúncias de racismo religioso das quais nunca vi surtir efeito”, afirmou Marcelo. O presidente do PDT Axé cobrou mais empenho do estado no cumprimento da Lei 10.639/03 – que determina o ensino obrigatório da história afro-brasileira – como estratégia de conscientização e combate à intolerância religiosa.

Marcelo Monteiro pediu ainda que haja expansão dos núcleos de assistência às vítimas, principalmente nos municípios onde a incidência dos crimes de intolerância religiosa é maior. A CPI foi presidida pela deputada estadual Martha Rocha (PDT-RJ) e transmitida ao vivo pela TV Alerj.