Lançamento do livro “Brizola 62: da Guanabara para o Brasil” realça legado trabalhista

Bruno Ribeiro
29/07/2022

Na Fundação, Brizola Neto e Everton Gomes debatem sucesso do fundador do PDT com Guilherme Galvão

O sucesso de Leonel Brizola, no Rio de Janeiro, a partir da primeira conquista: vaga na Câmara de Deputados. A temática baseia o livro “Brizola 62: da Guanabara para o Brasil”, de autoria do historiador e pesquisador Guilherme Galvão Lopes e prefácio do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Organizado pelo Centro de Memória da Juventude Danilo Groff, o lançamento da obra será realizado na quinta-feira (4), às 18 h, na Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), no Centro da capital.

Ao abordar os 60 anos da vitória pelo antigo estado da Guanabara, a obra mostra o impacto da atuação brizolista no antigo estado da Guanabara. Com 270 mil votos, que representaram cerca de 27% do eleitorado, o gaúcho foi o parlamentar mais votado do Brasil.

A consagração eleitoral consolidou o trabalhista, portanto, como liderança política nacional, em um movimento iniciado no ano anterior, quando liderou a Campanha da Legalidade como governador, no Rio Grande do Sul. A ação de resistência impediu a tentativa de golpe militar que tentou impedir a posse de João Goulart como presidente da República.

Debate

Para aprofundar a análise sobre a conjuntura político-social da época, o coordenador de Trabalho e Renda da Prefeitura de Niterói e ex-deputado federal, Brizola Neto, e o cientista político e dirigente nacional do PDT, Everton Gomes, promoverão um painel em conjunto com Guilherme Galvão. A atividade ocorrerá na sequência do ato de apresentação do livro, na sede da Fundação, localizada na Rua do Teatro, 39.