Juventude no poder


Wellington Penalva
25/07/2020

No “Café com Lupi” deste sábado, o presidente da JS falou sobre a renovação da política brasileira

“Eu acredito é na rapaziada que vai em frente e segura o rojão”, cantou Carlos Lupi no “Café com Lupi” deste sábado (25). A canção é de Gonzaguinha e representa bem o tema do bate-papo com o convidado desta edição, William Rodrigues, presidente nacional da Juventude Socialista (JS). Com irreverência, a dupla falou sobre a inclusão do jovem na política nacional e sua importância para a renovação e o aperfeiçoamento social no Brasil.

A política tem caído em descrédito junto à camada mais jovem da sociedade, fato preocupante para o futuro do País. E é por isso que esse tema deve de ser encarado com atenção e cuidado, sendo extremamente necessário debatê-lo amplamente, para o equilíbrio da vida em comunidade. Foi o que defendeu William: “A política é um espaço natural de contradições e disputas. Se a gente não está na política não conseguimos enfrentar essas contradições, muito menos promover a boa política”.

A promoção do jovem é parte da cultura trabalhista que enxerga nesse público a força capaz de dar continuidade à luta por justiça social. Para isso, o presidente do PDT acredita que é necessário investir em educação: “Temos que fazer da política em nosso partido um instrumento de ‘ciepização’ (de educação), de formação. O voto tem que ser uma conseqüência, não o objetivo principal. Temos que trabalhar para formar a nova geração de brasileiros”.

Hoje, a JS conta com cerca de 150 candidaturas para as próximas eleições. “Acreditamos na potência das urnas e teremos muitos candidatos representando o projeto de desenvolvimento nacional do partido. A juventude precisa de mandatos para levar sua luta para a institucionalidade e para o poder legislativo”, afirmou William.

Confira abaixo o “Café com Lupi” deste sábado.

Compartilhe: